Mortes diminuem e 95% de São Paulo está na fase amarela

Apenas duas regiões estão na etapa laranja; Estado já não tinha regiões na fase vermelha desde 21 de agosto

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/09/20  -  12:20
Em Santos, foram notificados 79 casos de covid-19 entre munícipes
Em Santos, foram notificados 79 casos de covid-19 entre munícipes   Foto: Matheus Tagé/AT

Com um cenário de declínio nos números da pandemia de Covid-19, o Estado de São Paulo passa a ter 95% de sua população vivendo em regiões na fase amarela da quarentena. O avanço para essa nova etapa foi feito nesta sexta-feira (4) pelo governador João Doria (PSDB). O Estado já não tinha regiões na fase vermelha desde 21 de agosto.


Estavam na fase laranja e avançaram para a amarela cinco regiões: Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Registro. Pela reclassificação, Franca permanece na fase laranja e Ribeirão Preto volta a esse estágio. A chamada fase amarela permite a retomada, ainda que parcial, de atividades comerciais, como comércio de rua, shoppings, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias. A quarentena continua vigente no Estado até dia 19 próximo.


"Essa é a melhor fase do Plano São Paulo e mostra que o pacto feito com a população garantiu essa progressão. Por cinco semanas, tivemos queda em internações e por quatro houve redução em número de óbitos", afirmou o secretário estadual da Saúde, JeanGorinchteyn. "Queda do platô é uma realidade não só no Município, mas em todo o Estado", acrescentou.


Foi registrada redução de 13,5% nos óbitos em relação à semana epidemiológica anterior. Na média diária, nesta 36ª semana houve 192 mortes. Na semana anterior, foram 222. A média diária de casos na 36ª semana epidemiológica é de 7.311, ante 7.454 na anterior.


Nesta sexta-feira, segundo o governo Doria, foi registrada a mais baixa taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado, 54%. Na Grande São Paulo, é de 51,5%. Esta é a quinta semana seguida de queda nesse índice. O balanço da Saúde mostra que estão internados em leitos de UTI 4.582 pacientes e em enfermaria, 6 112, entre casos suspeitos e confirmados.


No interior


O Estado registrou ontem 845.016 casos confirmados da doença e 31.091 óbitos - e pela primeira vez o interior ultrapassou a capital na porcentagem de óbitos pela doença, segundo MarcoVinholi, secretário de Desenvolvimento Regional.


Em 24 horas, foram 186 mortes e 7.038 casos novos. Além disso, de acordo com o balanço, o Estado registrou 671.574 casos de pessoas recuperadas da doença e 93.074 altas hospitalares. "Essa tendência de regressão da pandemia vem se mostrando consistente, mas não significa que temos de baixar a guarda. Estamos em quarentena e precisamos ter cautela e cuidado", afirmou Doria.


Projeções feitas pelo Centro de Contingência Contra a Covid-19 mostram que o Estado pode ter entre 900 mil e 1 milhão de casos da doença até o dia 15 de setembro. E entre 33 mil e até 38 mil óbitos até esta data.


A nova preocupação é com relação à lotação das praias no feriado prolongado. Na tentativa de evitar aglomerações, Doria afirmou que 20 mil policiais militares vão dar apoio a cidades do litoral e de estâncias turísticas.


A Operação Independência começou ontem e vai até segunda-feira à noite. Em Santos, vai até terça-feira, dia 8, que é feriado municipal o Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade. Na operação total, a PM usará 7.200 viaturas, 11 helicópteros e 8 drones.


Hospital de campanha


No mesmo evento, a Prefeiturada Capitalanunciou que decidiu fechar o hospital de campanha do Anhembi. O hospital já deixou de receber pacientes na quinta-feira e para de vez no dia 10.


O centro, que foi aberto em 11 de abril, contava com 1.800 leitos e já havia sido parcialmente desativado em agosto. Segundo Covas, 6.350 pessoas foram atendidas na unidade de campanha e mais de 80 mil exames foram realizados. No fim de junho, a Prefeitura de São Paulo fechou o hospital de campanha do Pacaembu. E, na semana passada, o governo do Estado anunciou a desativação do hospital de campanha de Heliópolis.


Logo A Tribuna
Newsletter