Morre Nilcéa Freire, ex-ministra de Lula que aprovou a Lei Maria da Penha

Pesquisadora e médica, carioca militou pelo direito das mulheres no governo do presidente do PT e foi reitora da UERJ

Por: De A Tribuna On-line  -  29/12/19  -  17:56
  Foto: Reprodução/Lula.com.br

Morreu, neste sábado (28), a ex-ministra Nilcéa Freire, que foi titular daSecretaria Especial de Políticas para as Mulheres durante o governo de Lula. Responsável pela aplicação da Lei Maria da Penha, ela faleceu aos 67 anos, no Rio de Janeiro, sua cidade-natal.


Nilcéa era pesquisadora e médica. Além de ter militado pelo direito das mulheres no governo do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a ex-ministra foi, também, reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), sendo aprimeira mulher a ocupar o cargo. Foi ela, inclusive, quem implementou o sistema de cotas na instituição.


Nilcéa tinha um câncer no sistema nervoso. Seu velório está marcado para esta segunda-feira (30), na Capela Ecumênica da UERJ, às 10h (de Brasília). A ex-ministra deixa dois filhos.


Nas redes sociais, figuras políticas, como a ex-presidente Dilma Rouseff e o deputado federal pelo Rio de Janeiro Marcelo Freixo, lamentaram a morte de Nilcéa. Em nota, o PT demonstrou pesar pelo falecimento da ex-ministra.


Confira a íntegra da nota divulgada pelo Partido dos Trabalhadores:


O Partido dos Trabalhadores lamenta o falecimento da companheira Nilcea Freire, ex-Secretária Especial de Políticas para asMulheresdo governoLula. Nilcea faleceu noRio de Janeironeste sábado (28/12).


Nilcea Freire fez doBrasiluma liderança na área de políticas públicas para mulheres, tornando-se referência. Ela também atuou como médica, professora, pesquisadora e reitora da UERJ.


Como secretária, realizou a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que reuniu mais de 120 mil mulheres de todo o país e, em consequência dessa mobilização, publicou, no final de 2004, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.


Sob sua condução, foram implementadas as mais relevantes políticas públicas voltadas às mulheres da história do Brasil até o momento.


Mulher de luta até o fim, Nilcea Freire deixa plantadas as sementes daquilo que lutamos para ver florescer: amilitânciafeminista brasileira.


Nilcea Freire, Presente!


* Com informações de O Globo.


Logo A Tribuna
Newsletter