Monstro apontado como 'Guardião do Lockdown' viraliza em Santos ao ter foto compartilhada

Imagem que, supostamente, seria da Bahia, passou a circular em grupos da Baixada Santista nesta terça-feira (2).

Por: Da Redação  -  02/03/21  -  21:44
Atualizado em 02/03/21 - 22:02
Imagens passaram a circular nas redes sociais nas últimas horas
Imagens passaram a circular nas redes sociais nas últimas horas   Foto: Divulgação

Moradores de várias cidades da Baixada Santista passaram a compartilhar, nas últimas horas, imagens de um suposto 'monstro' que teria aparecido em algum ponto remoto da região. A Tribuna resolveu investigar os compartilhamentos e descobriu que os relatos começaram na Ilha de Itaparica, na Bahia, e que as imagens já correram o mundo como, de forma irônica, o suposto monstro fosse um 'Guardião do Lockdown' em território baiano. As imagens, segundo especialistas, apresentam vários indícios de que são falsas ou de que se trata de um homem fantasiado.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A história ganhou tanta repercussão nas redes sociais que a mesma imagem está sendo usada para 'assustar' pessoas de outros Estados que pensam em furar a quarentena. Enquanto alguns afirmam que a foto mostraria um novo 'Chupa-Cabra', outros falam em um 'Lobisomem'. O mais provável, porém, segundo especialistas em edição de imagens, é que de fato se trate de alguma pessoa que resolveu sair, em algum lugar do Planeta que não necessariamente o Brasil, vestida de 'Homem-Macaco'.


Enquanto alguns levaram a situação como brincadeira, outros resolveram procurar a polícia. As autoridades da Bahia chegaram a cogitar, em um primeiro momento, que tratava-se de um homem fantasiado, assim como muitos moradores relataram pelas redes sociais. A informação, porém, ainda não foi confirmada. Enquanto isso, duas imagens seguem circulando e viralizando a uma velocidade impressionante, dando uma janela de oportunidade de FakeNews.


As duas fotos que circulam são escuras. Em uma, o 'monstro' aparece com braços longos andando ao lado de uma suposta igreja. Na outra, vemos uma 'família de monstros' andando por uma estrada de terra escura. A Tribuna chegou a fazer uma 'busca reversa' no Google para achar as imagens, mas nada semelhante foi encontrado.


Na primeira imagem, porém, um detalhe chama atenção. Aparentemente, a placa colocada na parede está em um idioma muito parecido ao árabe. Como a imagem não é nítida, porém, fica difícil afirmar que não seja apenas uma ilusão de ótica. Até o momento, porém, o suposto homem que estaria vestido de macaco não foi encontrado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter