Milhares de migrantes viajam a pé de Honduras rumo aos EUA

Caravana acontece desde o último dia 13 e tenta chegar ao México

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/01/21  -  00:59
Alguns migrantes retornaram para Honduras e outros ficaram presos na Guatemala
Alguns migrantes retornaram para Honduras e outros ficaram presos na Guatemala   Foto: Johan Ordonez/AFP

Milhares de pessoas estão viajando a pé de Honduras para os Estados Unidos desde a última quarta-feira (13). Em caravana, os migrantes seguem na esperança das políticas migratórias mais tolerantes prometidas pelo presidente eleito Joe Biden, que assume os EUA nesta quarta-feira (20).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No último sábado (16), algumas pessoas ficaram presas no leste da Guatemala após interrupção de policiais e militares. Além disso, cerca de mil migrantes retornaram para Honduras em caminhões e ônibus enviados pelo governo guatemalteco.


Não houve confronto com a multidão porque diversas famílias com menores de idade estão na caravana e o gás lacrimogêneo poderia ser fatal aos jovens. Os últimos migrantes atravessaram a fronteira de forma ordenada, e como os demais, ignoraram a apresentação de documentos e o teste para Covid-19.


A caravana tenta chegar ao México, que já enviou policiais para sua fronteira. De acordo com estimativa preliminar de autoridades, cerca de 9 mil migrantes tentaram entrar inicialmente no país.


* Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter