MEC altera sistema de apresentação da nota de corte do Sisu

Sistema de Seleção Unificada é destinado às vagas de universidades públicas

Por: Por A Tribuna.com.br  -  13/04/21  -  21:46
Secretária de Educação Básica pede demissão
Secretária de Educação Básica pede demissão   Foto: Divulgação/ Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) muda, nesta terça-feira (13), o formato em que é apresentada a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) destinado às vagas de universidades públicas. A mudança reverte a decisão do antecessor da pasta, Abraham Weintraub, que foi muito criticada por estudantes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No ano passado, o MEC começou a organizar a apresentação dos dados de forma com que as notas de cortes ficavam artificialmente mais altas, o que, na prática, inutulizava o recurso que baliza a escolha dos candidatos.


Até 2019, o sistema não considerava, para a nota de corte, a segunda opção dos candidatos que já estavam sendo selecionados na primeira opção de curso - o modelo voltará a ser assim a partir desta segunda-feira.


O Sisu 2020 gerava uma duplica classificação, ou seja, um mesmo candidato ocupava temporariamente duas vagas, gerando algo como uma 'classifivação fantasma'. Isso ocorria pois, ao sair o resultado, caso o candidato fosse aprovado em sua primeira opção, ele desaparece da lista de classificados da sua segunda opção, fazendo com que outros candidatos em posições inferiores durante as prévias ganhem várias colocações no momento do resultado da chamada regular.


O modelo criado na gestão Weintraub foi adotado até esta segunda-feira no Sisu 2021. A partir de agora, o sistema mostra a real classificação do candidato sem considerar o que os alunos passaram a chamar de "classificações fantasmas". Para a mudança, o Sisu, que terminaria na sexta-feira, foi adiado até a próxima quarta-feira.


Cronograma


Inscrições: de 6 a 14 de abril;
Resultado da chamada única: 16 de abril;
Matrícula: de 19 a 23 de abril;
Manifestação de interesse na lista de espera: de 16 a 23 de abril.


*Com informações do Extra


Logo A Tribuna
Newsletter