Mancha Verde é campeã do carnaval de São Paulo; Vai-Vai é rebaixada

Nas cores verde, branca e vermelha, a escola cantou, sambou e desfilou em homenagem à saga de uma guerreira negra

Por: Da Agência Estado  -  05/03/19  -  20:48
Atualizado em 05/03/19 - 20:56
Carnaval vira patrimônio imaterial de São Paulo pelo Condephaat
Carnaval vira patrimônio imaterial de São Paulo pelo Condephaat   Foto: Marcello Fim/Ofotográfico/Folhapress

A Mancha Verde, escola de samba do Palmeiras, é campeã do Grupo Especial do carnaval paulistano em 2019. A Vai-Vai, escola que mais vezes venceu o carnaval paulistano, foi rebaixada para o Grupo de Acesso em 2020.


A Mancha foi a terceira a desfilar na madrugada de sexta-feira (1°) para sábado (2), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. O grupo entrou na avenida por volta de 1h30.


Nas cores verde, branca e vermelha, a escola cantou, sambou e desfilou em homenagem à saga de uma guerreira negra. O samba-enredo, "Oxalá, Salve a Princesa! A Saga de uma Guerreira Negra!", é um canto às tradições de origem africana: citou maracatu, Iemanjá, África e Zumbi dos Palmares.


Uma ala do grupo fez referência ao Congo como local de escoamento de marfim e outros produtos da região. Logo no primeiro carro alegórico, os destaques eram os elefantes com dentes de marfim e imagens de mulheres negras.


A primeira ala entrou na avenida com fantasias ricas em detalhes com lantejoulas, brilhos e fitas. O verde em diferentes tonalidades dominou o desfile, que reuniu três mil componentes ao todo.


Vai-Vai


No quesito "Comissão de Frente", a Vai-Vai caiu para a última colocação entre as 14 agremiações na disputa. O grupo do bairro Bexiga não tirou uma nota 10 no quesito avaliado. As duas últimas escolas caem para o Grupo de Acesso do carnaval de 2020.


Logo A Tribuna
Newsletter