Lixo deixado em parque é enviado de volta a 'donos' com aviso: 'você esqueceu algo'

Iniciativa foi o ministro do Meio Ambiente da Tailândia, para melhorar a limpeza do Parque Nacional de Khao Yai

“O lixo que os turistas deixaram no parque agora está embalado na caixa, pronto para ser devolvido ao seu dono já”, disse o ministro do Meio Ambiente da Tailândia, Varawut Silpa-archa, em suas redes sociais na última terça-feira (15), ao adotar a iniciativa de ‘devolver’ os lixos que foram deixados irregularmente no Parque Nacional de Khao Yai.

De acordo com ele, a multa para quem faz alguma ação do tipo, que afeta o ecossistema e o ambiente, é de 500 mil baht, moeda tailandesa - o equivalente a quase 87 mil reais -, passível à pena de até cinco anos de prisão.

Os lixos encontrados em locais indevidos, que tiveram seus ‘donos’ identificados pelo cadastro de visitantes, foram embalados pelo ministério do meio ambiente tailandês e estão sendo enviados às casas dos responsáveis, junto a uma advertência escrita.

“Viaje com consciência. Vamos manter a limpeza e salvar o ambiente. Porque, a partir de agora, tomaremos medidas legais rigorosas”, ressalta o ministro Varawut, ao fim de sua publicação.

Tudo sobre: