Líder da Coreia do Norte ordena simulação de 'ataque de longo alcance'

Decisão foi tomada horas após a Coreia do Sul revelar o lançamento de mísseis norte-coreanos de curto alcance

Por: Da AFP  -  10/05/19  -  23:35
  Foto: KCNA/DPA/Agência Lusa/direitos reservados

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, ordenou um exercício de “ataque de longo alcance”, informou a agência de notícias estatal em Pyongyang nesta sexta-feira (10) - quinta-feira no horário de Brasília -, horas após a Coreia do Sul revelar o lançamento de mísseis norte-coreanos de curto alcance.


“No posto de comando, o líder supremo, Kim Jong Un, foi informado sobre um plano de exercício de ataque de vários meios de longo e deu a ordem para a realização” da simulação, segundo a KCNA.


Na quinta-feira (9), Pyongyang disparou aparentemente dois mísseis de curto alcance de Kusong, na província de Pyongan do Norte, segundo o Estado-Maior sul-coreano. O comunicado da KCNA não precisa que tipo de arma foi testada, e evita usar as palavras “míssil”, “foguete” e “projétil”.


O comunicado ocorre no momento em que os Estados Unidos anunciaram a captura de um navio cargueiro norte-coreano, e o presidente Donald Trump perguntou sobre a vontade de Kim Jong Un de negociar seriamente a desnuclearização da região.


O lançamento de projéteis norte-coreanos coincidiu com a visita a Seul de um enviado dos EUA para tentar desbloquear as negociações sobre a crise nuclear entre Washington e Pyongyang.


Logo A Tribuna
Newsletter