Irmã Dulce se torna a 1ª santa do Brasil

Canonização ocorre 27 anos após a morte da soteropolitana

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  13/10/19  -  14:42
Atualizado em 13/10/19 - 14:44
Primeiro milagre atribuído à Santa Dulce dos Pobres ocorreu em 2001
Primeiro milagre atribuído à Santa Dulce dos Pobres ocorreu em 2001   Foto: Divulgação

A partir deste domingo (13), Santa Dulce dos Pobres passa a ser reverenciada como a primeira santa nascida em solo brasileiro. A soteropolitana Irmã Dulce foi canonizada nesta manhã no Vaticano pelo papa Francisco.


Este é considerado um dos processos mais ágeis de canonização da Igreja, que ocorreu apenas 27 anos após a morte de Dulce, perdendo apenas para João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá.


O primeiro milagre atribuído à Irmã Dulce é de 2001, quando uma mulher desenganada pelos médicos, após uma hemorragia pós-parto, se recuperou depois que um padre pediu a intercessão dela. No segundo, em 2010, um maestro voltou a enxergar. 


Para o padre Elmiran Ferreira dos Santos, da Paróquia Bom Jesus, em Guarujá, a canonização representa um sinal de esperança para o povo brasileiro.


“Ela enfrentou tantos desafios, mas continuava com um olhar de compaixão. Ter uma santa aqui é uma bênção para o Brasil e, principalmente, para o Nordeste”. O pároco, inclusive, foi testemunha do milagre brasileiro que ajudou Madre Teresa de Calcutá a ser canonizada.


Antônio Alberto Finotti, o padre Toninho, da Igreja São Judas Tadeu, em Santos, considera fundamental a canonização de Irmã Dulce. “É um reconhecimento pelo trabalho e dedicação dela. Isso representa o reavivamento da fé”, avalia.


Homenagem


Na próxima segunda-feira (14), às 19h30, deve ser inaugurada a primeira capela da Diocese de Santos em homenagem à nova santa. Ela fica na Fraternidade O Caminho, em São Vicente, que está vinculada à Paróquia São Vicente Mártir, no Centro, onde funciona uma casa de acolhimento a mulheres em situação de rua.


Outros santos


Com Irmã Dulce, o Brasil passa a ter 37 santos. Madre Paulina, canonizada em 2002, é considerada uma santa brasileira por ter atuado parte da vida em Santa Catarina e em São Paulo, porém, a religiosa nasceu na Itália. 


Três missionários jesuítas ligados ao Paraguai e mortos em terras brasileiras também foram canonizados: o paraguaio Roque Gonzáles de Santa Cruz, o espanhol Afonso Rodrigues e o também espanhol Juan de Castillo, os mártires do Rio Grande do Sul.


Em 2007, foi a vez de Frei Galvão, conhecido por suas pílulas milagrosas, sendo este o primeiro brasileiro a se tornar santo. Em 2014, o jesuíta espanhol José de Anchieta, que fundou São Paulo, já havia sido considerado santo pela Igreja Católica.


Em 2017, papa Francisco tornou santos, de uma só vez, outros 30 personagens brasileiros: os mártires de Cunhaú e Uruaçu, vítimas de dois massacres em 1645 durante as invasões holandesas ao Brasil.


Logo A Tribuna
Newsletter