Grupo XP quer 50% de mulheres no quadro de funcionários até 2025

Hoje, a XP tem 22% de mulheres entre seus 2,6 mil colaboradores, sem distinção de salários

Por: Do Estadão Conteúdo  -  17/07/20  -  15:47
A XP Inc anunciou meta de contar com 50% de mulheres em seu quadro de funcionários
A XP Inc anunciou meta de contar com 50% de mulheres em seu quadro de funcionários   Foto: Divulgação/XP Inc.

A XP Inc anunciou meta de contar com 50% de mulheres em seu quadro de funcionários, em todos os níveis hierárquicos, até 2025. O olhar para a equidade de gênero da companhia vem junto a outras iniciativas tomadas e relacionadas a temas que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade e do mundo dos negócios como compromissos com meio ambiente e sociais.


Hoje, a XP tem 22% de mulheres entre seus 2,6 mil colaboradores, sem distinção de salários. A companhia deve encerrar o ano com 3,1 mil funcionários.


O objetivo é acelerar o processo de inclusão de mulheres no mercado financeiro e em cargos de liderança. "Entendemos o contexto histórico da nossa sociedade e desse mercado, que hoje não atrai ou favorece a presença feminina, e o nosso intuito é derrubar essas barreiras", diz Marta Pinheiro, sócia e diretora de ESG da XP Inc.


Ela lembra que mais mulheres no mercado financeiro também significa maior empoderamento de suas finanças, o que é uma ferramenta de liberdade.


Para atingir a meta traçada, a XP está implementando uma série de medidas práticas, entre as quais a criação do coletivo feminino MLHR3, além do fomento de grupos/comunidades internas para discussões e implementação de ações; treinamento para lideranças; mentoria de carreira para mulheres; revisão de políticas internas - ajuste da nomenclatura das vagas e avaliação de desempenho; licença a maternidade e paternidade estendida e a possibilidade de trabalho remoto para todos os colaboradores, de acordo com o que for melhor para cada profissional.


Logo A Tribuna
Newsletter