Fones de ouvido podem causar problemas de audição se usados incorretamente; entenda

Há dezenas de aparelhos diferentes no mercado. Alguns, porém, oferecem mais riscos que outros

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  21/01/20  -  20:57
  Foto: ( adobe stock)

É legal ouvir uma música bacana pelo celular, mas ficar atento ao volume dos fones de ouvido e também ao tipo usado pode evitar que você tenha problemas de audição no futuro. O limite máximo, segundo especialistas, é de 80 decibéis.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50% dos jovens entre 12 e 35 anos, o que representa mais de um bilhão de pessoas, corre o risco de perder a audição até 2050. A OMS também faz outro alerta: uma de cada dez pessoas sofrerá de perda auditiva incapacitante até o mesmo ano.


“A exposição a ruídos muito altos, seja em shows e baladas, ou pelo uso de fones de ouvido, é muito prejudicial. Mas, é possível, com bons hábitos, evitar problemas na audição. O tempo de exposição pode fazer a diferença”, afirma o otorrinolaringologista Gilberto Ulson Pizarro.


Volume


Para manter a saúde auditiva, é preciso ficar atento ao tempo de uso, nível do volume e também o tipo de fone usado. “É possível escutar música por até 8 horas diariamente, com o volume abaixo de 80 decibéis. Porém, quanto maior o volume, menor o tempo de uso. Por exemplo, acima de 100 decibéis, o tempo cai para 4 minutos por dia”, explica Pizarro.


O indicador de volume é o primeiro sinal para saber se o som está adequado. Numa escala de 0 a 10, mantenha entre o 5 ou o 6. Já o volume de escala visual, sem indicação de números, deixe até a metade.


Tipo


Qual o melhor fone de ouvido para utilizar?
Qual o melhor fone de ouvido para utilizar?   Foto: Mônica Sobral/AT

Segundo o médico, a melhor opção de fone são aqueles ao redor da cabeça, que cobrem as orelhas, em vez daqueles que são introduzidos no ouvido.


“Outra dica importante é optar por aparelhos com noise cancelling, ou seja, com redução de ruído. Estes modelos eliminam o barulho externo, sendo possível deixar o volume do som mais baixo”, diz.


Ele orienta que quanto maior a distância entre a fonte sonora e o ouvido, melhor. “Por isso, as opções de fones externos são mais indicadas”, emenda.


Mas, fica o alerta do especialista: como a pessoa não ouve os ruídos exteriores, acaba não prestando atenção no que está acontecendo à sua volta e, assim, o número de acidentes, como quedas e atropelamentos, aumenta.


Também é importante comprar objetos que sejam originais, com selo de certificação e de locais conhecidos. Apesar de mais caros, estão de acordo com as normas de segurança e garantem os decibéis que estão descritos na embalagem.


Logo A Tribuna
Newsletter