Filhotes de cadela são 'adotados' por galinha após a mãe dar à luz no ninho da ave

A ave protege os cãezinhos e bica quem tenta se aproximar; veterinário diz que o comportamento é chamado de 'habilidade materna'

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/08/20  -  18:35
Atualizado em 26/08/20 - 18:46
Ave protege e aquece os filhotes
Ave protege e aquece os filhotes   Foto: Reprodução

Oito filhotes de cachorro que nasceram em um quintal de uma residência localizada no município Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte, foram ‘adotados’ por uma galinha. A mãe biológica dos cãezinhos deu à luz no ninho da ave.


Dona dos animais, a aposentada Francisca Teixeira conta que a cadela Joaquina, que tem um ano e oito meses de idade, pariu no dia 16 de agosto os filhotes no local em que a galinha costuma por ovos. Sem se incomodar, a ave começou a ajudar na criação dos bichinhos, os aquecendo debaixo das asas e limpando-os com o bico.


Protetora, a galinha ameaça bicar qualquer pessoa que se aproximar para pegar um dos cachorros. “Ela protege mesmo, não deixa ninguém chegar perto”, conta dona Francisca. “Nunca vi algo parecido na minha vida”, finaliza.


O veterinário José Newton explica o curioso relacionamento entre os animais de espécies distintas. “Esse comportamento da galinha é chamado de habilidade materna. É a capacidade que o animal tem de abrigar e proteger seus filhotes, mesmo os adotados, como é esse caso. A gente vê nitidamente o gesto de amor e carinho que ela tem com os filhotes”, explica.


Dona Francisca conta que a relação entre os animais foi tranquila desde o início. “A cachorra não mexeu com os ovos da galinha, nem a galinha mexeu com os filhos da cachorra, elas se tornaram amigas. Quando a cachorra sai para comer fora, a galinha fica cuidando dos bichinhos, diz.


*Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter