Felipe Neto distribui livros com temática LGBT na Bienal e atrai multidão para a Praça Central

Youtuber anunciou que daria 14 mil livros após ação da prefeitura contra beijo gay em HQ

Por: De A Tribuna On-line  -  07/09/19  -  18:15
Atualizado em 07/09/19 - 18:59
Internautas postaram nas redes sociais fotos da fila formada pela ação do youtuber
Internautas postaram nas redes sociais fotos da fila formada pela ação do youtuber   Foto: Divulgação/Twitter

Após o youtuber Felipe Neto anunciar, nesta sexta-feira (6), que iria distribuir gratuitamente 14 mil livros com temática LGBT ao público, a Praça Central da Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, foi tomada por uma multidão.  


A distribuição começou ao meio-dia, conforme anunciado pelo youtuber. A iniciativa é uma resposta ao vídeo publicado na quinta por Marcello Crivella contra o beijo gay da HQ "Vingadores: A cruzada das crianças", e à ação da prefeitura de sexta-feira, quando dez funcionários da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) foram à Bienal do Livro para identificar e lacrar livros considerados "impróprios". 


No vídeo publicado por Felipe Neto, que foi um dos assuntos mais comentados de sexta-feira e chegou a ser compartilhado por Caetano Veloso em seu perfil no Instagram, o youtuber informou que os livros seriam embalados em plástico opaco, lacrado com a seguinte mensagem: "Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas". 


No vídeo, Neto também ressaltou que "nunca incomodou ao prefeito que as HQs historicamente tenham cenas de violência, sangue, guerra, tiro, porrada, bomba, isso não importa. Só o que incomoda é o amor entre pessoas do mesmo sexo". 


Os livros foram negociados pela equipe do youtuber diretamente com as editoras participantes da Bienal. Alguns exemplares saíram dos estandes e outros tiveram de ser trazidos dos estoques das editoras. 


Para a ideia ganhar forma, houve um mutirão envolvendo voluntários da Bienal, das editoras e autores para embalar as obras. A gráfica ficou rodando as etiquetas ao longo de toda a madrugada.


Nas redes sociais, internautas comentaram sobre a ação:



*Com informações de O Globo


Logo A Tribuna
Newsletter