Família com bebê se recuperando de Covid-19 passa por preconceito

Caso ocorreu na cidade de Moreno, na grande Recife, Pernambuco

Por: Por ATribuna.com.br  -  30/04/20  -  18:33
  Foto: Reprodução/TV Globo

Uma família pernambucana passou por situações de hostilidade e falta de empatia por parte de vizinhos. Isso se dá pois o filho caçula, Gabryel da Silva, de apenas três meses de idade, foi contaminado pelo coronavírus.


Os pais dele, Ednaldo Heleno da Silva, de 28 anos, e Ana Paula Barboza de Souza, de 27, estão juntos há oito anos e vivem com os cinco filhos em uma casa de dois cômodos no município de Moreno, na Grande Recife.


Além do filho mais novo, Ana Paula também foi internada com Covid-19. Os dois receberam alta após cinco dias, mas todos da família já apresentaram sintomas. A Prefeitura de Moreno alugou uma casa para que eles se instalassem em condições adequadas de higiene, mas a família foi alvo da hostilidade de moradores da vizinhança na chegada à nova moradia.


Em um dos vídeos que circularam na internet, uma mulher diz que "tinha que levar para a sua rua, colocar lá na sua casa. Aqui tem criança pequena, aqui tem gente de idade, a gente não aceita".


Em outra gravação, os moradores ameaçaram fechar a rua em protesto e se juntaram para se queixar, dizendo que não aceitam a família morando no local e falando sobre as crianças e idosos que residem naquela rua.


A superintendente de Saúde de Moreno, Ana Araujo, saiu em defesa da família. "É devido as condições precárias que a família está. São humanos. É se colocar no lugar do outro. Pode acontecer com todos nós".


A família não quis ficar no imóvel por conta da reação dos vizinhos e voltaram para a casa onde moravam antes, com uma cama de casal e uma de solteiro para as sete pessoas.


"Eles vivem numa situação de vulnerabilidade extrema. A gente teve a preocupação de alugar uma casa pra tirar daquelas condições, para dar acesso a higiene. Mas quando a gente foi levar para lá, a população não quis deixar", contou Ana Araújo.


Ana Paula contou que chorou muito com o bebê no colo e disse ter se sentido humilhada. A superintendente não aguentou e chorou junto.


* Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter