Facebook vai suspender anúncios políticos após eleições americanas

Rede social quer combater possíveis confusões e abusos após fechamento das urnas

Por: Do Estadão Conteúdo  -  08/10/20  -  17:37
Atualizado em 08/10/20 - 17:59
Dados de 540 milhões de usuários do Facebook foram expostos
Dados de 540 milhões de usuários do Facebook foram expostos   Foto: Agência Brasil

O Facebook anunciou que vai suspender por tempo indeterminado todos os anúncios que envolvem questões políticas e sociais após as eleições presidenciais nos Estados Unidos. A medida visa a combater potenciais confusões e abusos relacionados à eleição a partir do momento que as urnas se fecharem, em 3 de novembro.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

A política, divulgada nesta quarta-feira (7), se soma a um anúncio do CEO Mark Zuckerberg no mês passado de que o Facebook irá barrar novos anúncios políticos na semana que antecede o dia da eleição e sinalizar quaisquer postagens que indiquem prematuramente vitória de algum dos candidatos. No anúncio desta quarta, a empresa também disse que adicionaria restrições a postagens sobre pesquisas eleitorais que utilizem linguagem militarizada ou sugiram um objetivo de intimidar eleitores.

Antes, o Facebook tinha dito que não esperava fazer mudanças adicionais em suas políticas eleitorais. Mas a tensão aumentou nas últimas semanas, com o presidente Trump se recusando a dizer que aceitará o resultado da votação caso perca, e ambos os partidos prometendo inscrever um número recorde de voluntários para monitorar locais de votação. "Esta parece ser uma eleição única", disse Guy Rosen, chefe da divisão de Integridade do Facebook. (Com informações da Dow Jones Newswires).


Logo A Tribuna
Newsletter