Ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff são absolvidos em caso do 'quadrilhão do PT'

Juiz Marcus Vinicius Reis Bastos disse que denúncia é "tentativa de criminalizar a atividade política"

Por: De A Tribuna On-line  -  05/12/19  -  11:36
Atualizado em 05/12/19 - 12:17
  Foto: Eraldo Peres/AP

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff foram absolvidos sumariamente pela Justiça na ação penal que tratava do "quadrilhão do PT". A decisão foi assinada pelo juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara do Distrito Federal.


A medida também absolveu os ex-ministros Antonio Palocci Filho, Guido Mantega e João Vaccari Neto. Todos eramsuspeitos de formar um grupo para desviar dinheiro público da Petrobras e de outras estatais.


De acordo com Bastos, a "denúncia apresentada, em verdade, traduz tentativa de criminalizar a atividade política". O magistrado destacou que"a narrativa que encerra não permite concluir, sequer em tese, pela existência de uma associação de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenada, com divisão de tarefas, alguma forma de hierarquia e estabilidade".


A denúncia foi apresentada pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, em 2017. Na ação, foi colocado que a cúpula do PT recebeu R$ 1,48 bilhãode propina em dinheiro desviado dos cofres públicos. Em outubro, o Ministério Público Federal já havia pedido absolviçãosumária de todos os suspeitos.


*com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter