Estudantes vão ter aulas por aplicativo e pela TV a partir de segunda-feira

Alunos já podem baixar app, que está disponível tanto para o sistema Android quanto iOS

Por: Júnior Batista  -  03/04/20  -  23:12
Estudantes vão ter aulas por aplicativo e pela TV a partir de segunda-feira
Estudantes vão ter aulas por aplicativo e pela TV a partir de segunda-feira   Foto: Imagem ilustrativa/Annie Spratt/Unsplash

Alunos das redes pública e privada no estado poderão acessar aulas on-line e pela televisão a partir desta segunda-feira (6), por meio de uma central criada pelo Governo de São Paulo. A plataforma foi anunciada nesta sexta-feira (3), em coletiva de imprensa. “O Centro de Mídias SP, por meio de plataforma digital e da TV Cultura, vai permitir que os 3,5 milhões de alunos da rede pública tenham acesso ao ensino de qualidade com professores e especialistas da Secretaria da Educação”, disse Doria.


Os alunos já podem baixar o aplicativo, que está disponível tanto para o sistema Android quanto iOS. 


Para terem acesso, estudantes e professores da rede estadual terão de fazer login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED). 


O app é gratuito e, a partir do momento que se entra nele, não há cobrança de 3G/4G. Segundo o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, será possível interagir com o conteúdo em tempo real, inclusive o que passa pela televisão. 


Dentro do aplicativo, haverá uma central de interação entre professores e alunos. A plataforma, que estava em testes nesta sexta, começa a valer na próxima segunda-feira. Como as aulas estão suspensas até o próximo dia 20, neste momento, não haverá cobrança de conteúdo, somente uma adaptação entre alunos e professores. 


Os educadores que se apresentarão neste período de aulas foram selecionados antes do lançamento do aplicativo e se voluntariaram para apresentar conteúdos na plataforma.


“Ainda não definimos como será a grade de horário nem de aulas a partir da plataforma. O intuito, neste momento, é que o aluno tenha acesso a conteúdo educacional, em casa”, afirmou Soares. 


Questionado sobre regiões em que não há sinal ou estudantes que não possuem internet 3G/4G, disse que adaptações poderão ser feitas e estudos estão sendo realizados diariamente para reforçar esse atendimento, mas ressaltou que “há mais celulares do que pessoas no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo”.


Para marcar o início das aulas ao vivo do canal 2.3 TV Cultura Educação, haverá uma aula inaugural de robótica na segunda-feira, às 10h, com a professora Débora Garofalo, eleita uma das dez melhores professoras do mundo em 2019 no Global Teacher Prize.


A apresentação será transmitida simultaneamente pelo app do Centro de Mídias SP e será sobre cultura maker, robótica e sustentabilidade. O estudante aprenderá como construir uma mão mecânica com papelão e barbante.


Delegacia


Outro assunto da coletiva de imprensa, o governador João Doria anunciou que a Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br) começou a registrar casos de violência doméstica em São Paulo. 


O atendimento presencial prossegue normalmente, segundo ele, nas 134 DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher) do estado, mas agora as vítimas desse tipo de crime têm a opção digital para buscar ajuda e se defender dos agressores.


Logo A Tribuna
Newsletter