Estudantes reclamam nas redes sociais de suposto erro nas notas do Enem

Inep não comentou sobre as reclamações, mas divulgou informações sobre o processo de correção das provas nas redes sociais

Por: Estadão Conteúdo  -  02/04/21  -  01:28
Estudantes reclamam nas redes sociais de suposto erro nas notas do Enem
Estudantes reclamam nas redes sociais de suposto erro nas notas do Enem   Foto: Divulgação

Os estudantes estão se mobilizando nas redes sociais, nesta quinta-feira (1º) para cobrar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma revisão das notas do Exame Nacional do Ensino Médico (ENEM). Parte dos candidatos que realizaram as provas reclamam que as notas, divulgadas na segunda-feira (29), estariam erradas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A mobilização dos alunos ocorre pelas redes sociais, como Twitter, onde a hashtag #revisaodaredacao reuniu relatos de estudantes enfrentando o suposto problema.


Hedra Marques Santos, 18 anos, passou um longo período preparando-se para o Enem. A estudante, que almeja cursar Medicina, tem um currículo invejável. Ela estudou no Objetivo Integrado, conseguiu uma bolsa de 100% no cursinho Poliedro e, no exame anterior, já havia alcançado uma nota expressiva em sua redação. "Eu tirei 920 pontos na redação no ano anterior. Aconteceu que a nota caiu para 800 neste ano. Achei muito estranho. Uma nota dessa me tira qualquer chance de entrar na universidade", disse ela.


Hedra notou que outros estudantes tiveram a mesma desconfiança. Ela começou a receber por WhatsApp, de conhecidos, relatos de outras reclamações parecidas com a sua. Além disso, viu que as redes sociais foram inundadas de depoimentos de estudantes indignados com o resultado.


"Não acredito em um erro na correção. Provavelmente foi um erro no sistema, na hora de disponibilizar essas notas. O histórico do Inep (órgão do MEC que coordena o exame) é de problemas do tipo. Espero que isso seja corrigido logo. Isso é muito sério, a gente estuda anos para chegar na hora (da nota) e ser prejudicado", completou Hedra.


Ela e outros estudantes procuraram um advogado para uma ação conjunta e coordenada. "Estamos preparando um pacote de medidas jurídicas. Queremos ter acesso ao espelho das provas para que os alunos possam ter certeza de suas notas. Agora, o grande problema é que o edital estabelece que o espelho será divulgado depois do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O que significa que as vagas já estariam perdidas", explicou Márcio Danilo Doná, advogado dos estudantes.


Segundo Doná, o próximo passo é pedir um 'habeas data' (instrumento jurídico para acessar dados pessoais sob posse do poder público ). "Se for preciso, entraremos com um mandado de segurança", disse.


Inep


Até a tarde desta quinta (1º) o Instituto não havia comentado diretamente sobre as reclamações, mas em suas redes voltou a divulgar informações sobre o processo de correção das provas. O Inep reforçou que "os textos dos participantes do Enem passam por até quatro correções para o cálculo da média final, o que correspondeu, nesta edição, a, aproximadamente, 7 milhões de análises dos textos válidos", conforme publicou no Twitter.


A reclamação sobre notas repete uma mobilização vista no ano passado. A divulgação dos resultados do Enem 2019, em janeiro de 2020, levantou queixas de erros, que acabou sendo reconhecido pelo órgão. Na oportunidade, o instituto apontou uma falha na gráfica como responsável pela avaliação mal conduzida para cerca de 6 mil candidatos.


Logo A Tribuna
Newsletter