Estados Unidos e China concluem Fase 1 de acordo comercial

Em troca da suspensão ou de cortes de tarifas em alguns produtos chineses, Pequim aceitou fazer reformas estruturais e comprar mais produtos norte-americanos

Por: Da Agência Brasil  -  14/12/19  -  15:43
Esta não é a primeira vez que o presidente norte-americano questiona os Serviços de Inteligência
Esta não é a primeira vez que o presidente norte-americano questiona os Serviços de Inteligência   Foto: Brendan Smialowski / AFP

A China e os Estados Unidos da América (EUA) encerraram nessa sexta-feira (13) a Fase 1 do Acordo de Comércio. A notícia foi dada pelo Presidente dos Estados Unidos na rede Twitter. Donald Trump anunciou que "foi alcançado um acordo para uma Fase 1 bastante ampla com a China".


Essencialmente, em troca da suspensão ou de cortes de tarifas em alguns produtos chineses, Pequim aceitou fazer reformas estruturais e comprar mais produtos norte-americanos. Ao confirmar o acordo, que abre caminho à Fase 2 das negociações, a China sublinhou que espera que ambas as partes venham a respeitar o texto, depois de este ser assinado.


Os Estados Unidos prometeram suspender US$ 160 milhões de dólares (quase 150 mil milhões de euros) em tarifas retaliatórias sobre produtos chineses que deveriam ser aplicadas a partir do próximo domingo.


Também irão pôr fim a outras taxas já em vigor e eliminar progressivamente as acusações que pendem sobre a China, na disputa comercial.


Em troca, Pequim compromete-se a adquirir US$ 50 bilhões de dólares em produtos agrícolas norte-americanos em 2020, o dobro do que comprou em 2017, ano em que o conflito comercial teve início.


Irá ainda aumentar o acesso das empresas norte-americanas ao mercado chinês e reforçar a proteção imediata de direitos de propriedade intelectual.


Trump comemora


Apesar de as confirmações oficiais não terem surgido de imediato, nem por parte da administração norte-americana, nem por parte de Pequim, o presidente norte-americano antecipou tudo e todos e celebrou o acordo na rede Twitter.


"Chegamos a um acordo para uma Fase 1 bastante ampla com a China", escreveu Donald Trump.


Logo A Tribuna
Newsletter