Especialistas explicam importância de utilizar peças originais para o celular

Buscar economia pode resultar em prejuízo, pois acessórios sem procedência podem superaquecer aparelhos e danificar componentes

Por: Rosana Rife & Da Redação &  -  20/08/19  -  20:01
Especialistas alertam que acessórios paralelos podem causar danos ao aparelho e à saúde do usuário
Especialistas alertam que acessórios paralelos podem causar danos ao aparelho e à saúde do usuário   Foto: Vanessa Rodrigues

Nada de economizar na hora de comprar acessórios para o celular. O barato pode sair caro, alertam especialistas. Itens sem indicação de procedência e que se acham facilmente por aí podem colocar seu aparelho – e, até, sua vida – em risco. 


“A grande oferta de acessórios não originais e de relativo baixo custo torna a aquisição tentadora. Mas o aparente bom negócio pode sair caro se o comprador fizer más escolhas”, alerta o professor do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, de Jacareí, Daniel Nono.  


Os carregadores estão na lista dos produtos mais problemáticos em caso de falhas e podem causar defeito no smartphone. “Pode comprometer a placa. O conserto fica caro e, às vezes, não compensa fazer”, diz a proprietária de uma loja no Gonzaga, Nathália Gaspar.  


Choque 


Os carregadores são os responsáveis por transportar a energia elétrica que sai da tomada para o aparelho, promovendo o carregamento dele. 


“Ele tem um transformador/isolador que não permite que o usuário leve um choque se tocar o conector. Mas, se houver uma falha, o usuário não estará protegido”, explica o engenheiro eletricista e coordenador de desenvolvimento de produtos de uma empresa de montagem industrial, Claudinei Monteiro. 


Por isso, uma dica importante é evitar utilizar o aparelho enquanto estiver carregando na tomada. “No ano passado, houve o caso de um menino no Ceará que morreu dessa forma.”  


As baterias também seguem o mesmo caminho, oferecendo perigo para os usuários. Elas são feitas de lítio, material que tem vulnerabilidade à temperatura. 


“As baterias piratas têm baixo isolamento, acabam aquecendo e levando o risco de explosão”, explica o professor de Redes de Computador e Engenharia de Software da Universidade Santa Cecíclia (Unisanta) Cláudio Nunes. 


E muita atenção: se o seu aparelho esquentar na hora do carregamento, você poderá ter problemas à vista. “Bateria de celular esquentar não é normal”, avisa Cláudio. Nessa situação, o recomendado é levar o aparelho para a assistência técnica, acrescenta Claudinei. “E nada de carregar aparelhos sobre materiais inflamáveis, como o colchão.” 


Nada de pirataria 


O engenheiro mecatrônico Andrew Steven Leal lembra que cerca de 77% da população tem um celular em mãos e, claro, o desgaste de peças e a troca delas acabam sendo mais que naturais. Porém, evitar itens piratas pode representar segurança. 


“A recomendação é sempre usar peças e acessórios originais, pois ajudam a aumentar a vida útil dos celulares. Eles são desenvolvidos e submetidos a normas e testes de qualidade e segurança, já que são homologados pela Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações]”, diz.  


Logo A Tribuna
Newsletter