Escola de zona rural é barrada em excursão a shopping de 'elite' em São Paulo

Diretora da unidade escolar relata que funcionária alertou que grupo teria problemas com seguranças do local

Por: De A Tribuna On-line  -  21/03/19  -  19:55
  Foto: Arquivo Pessoal / Jozeli Gonçalves

Uma excursão de alunos de uma escola pública da zona rural de Guaratinguetá (SP) teve o acesso impedido em um shopping na Vila Olímpia, em São Paulo. O grupo, composto por 120 alunos entre seis e dez anos, saiu da cidade para ver a exposição ‘Mickey 90 anos’, e foi barrado inicialmente por uma funcionária, que alegou que o shopping é “um espaço de elite”. Após negociação, os alunos foram liberados.


A viagem foi promovida para premiar os alunos com melhor desempenho. Saíram ônibus de quatro bairros de Guaratinguetá, na última segunda-feira (18), com destino ao Shopping JK Iguatemi. O grupo havia comprado ingressos da exposição para às 14h, mas optou por chegar duas horas antes, para que os alunos pudessem almoçar e passear pelo shopping.


A diretora Jozeli Gonçalves relata que, enquanto a fila era organizada para a entrada no shopping, uma empregada do estabelecimento informou às diretoras que o local não poderia acomodar aquela quantidade de alunos, e explicou que o shopping “é de elite”. Além disso, a educadora acredita que o grupo foi discriminado social e racialmente, já que algumas das crianças são negras.


A liberação dos alunos só foi autorizada após a diretora entrar em contato com a Secretaria de Educação do município, que recebeu as entradas da ONG responsável pela exposição. Parte do grupo almoçou no shopping, e o restante só foi ao local próximo ao horário da exposição.


Em nota, o Shopping JK Iguatemi afirma que não compactua com a mulher, que é colaboradora da mostra. Já a Orientavida, responsável pela mostra, classificou o fato como isolado e pontual, e informou que a funcionária foi desligada.


Logo A Tribuna
Newsletter