Equador entra em estado de exceção

País enfrenta protestos devido à alta dos preços dos combustíveis

Por: France Presse  -  04/10/19  -  18:38
Atualizado em 04/10/19 - 18:47
Manifestantes enfrentam policiais nas ruas do centro de Quito
Manifestantes enfrentam policiais nas ruas do centro de Quito   Foto: Rodrigo Buendia/France Presse

O Equador entrou em estado de exceção nesta quinta-feira (3) por ordem do governo, em meio a uma greve dos transportes e de protestos devido à forte alta de até 123% no preço dos combustíveis.


O governo de Lenín Moreno está no centro da revolta popular por conta do desmonte dos subsídios ao diesel e à gasolina, em função de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), e que levaram ao aumento das tarifas de até 123%.    


Encurralado pelos protestos crescentes, Moreno decidiu recorrer à medida de exceção para “evitar o caos”. “Determinei o estado de exceção em nível nacional”, disse o presidente à imprensa, após liderar uma reunião de gabinete. 


“Foram controlados quase todos os focos de violência gerados”, disse Lenín Moreno no início da noite, em Guayaquil, ao final do primeiro dia de uma greve nacional dos transportes, que qualificou de “golpista” e voltada para desestabilizar seu governo.


A princípio, a medida – que lhe permite restringir direitos como o de livre circulação, empregar a força armada para o controle público ou impor a censura prévia à imprensa – estará em vigor durante 60 dias, segundo o governo. As aulas estão suspensas até a sexta-feira.


O Executivo enfrenta as primeiras consequências do convênio assinado em março com o FMI, para obter créditos diante do elevado endividamento público da economia dolarizada. 


Os meios de transporte pararam em vários pontos e universitários saíram às ruas em Quito, no âmbito da maior greve no Equador desde a chegada da esquerda ao poder em 2007. 


As manifestações levaram a fortes confrontos entre policiais e manifestantes, perto da sede do governo. Segundo o Ministério do Interior, há 19 presos. 


Logo A Tribuna
Newsletter