Embaixador britânico nos EUA renuncia após vazamento de mensagens confidenciais

Relatórios chamavam o presidente Donald Trump de 'inepto' e sua administração de 'disfuncional'

Por: France Presse  -  12/07/19  -  02:05
Em suas mensagens, Darroch considerou Trump como 'inepto'
Em suas mensagens, Darroch considerou Trump como 'inepto'   Foto: Paul Morigi e Brendan Smialowski/France Presse

O embaixador britânico em Washington, Kim Darroch, renunciou ao cargo após a crise provocada com os Estados Unidos pelo vazamento de mensagens confidenciais, nas quais chamava o presidente Donald Trump de “inepto” e sua administração de “disfuncional”.


“A situação atual me impede de cumprir minha função como desejaria”, afirmou Darroch em uma carta enviada para o diretor do serviço diplomático britânico, Simon McDonald. 


“Nestas circunstâncias, o caminho responsável a seguir é permitir a nomeação de um novo embaixador”, afirmou. “Desde o vazamento de documentos oficiais procedentes desta embaixada, houve muita especulação sobre meu cargo e a duração do meu mandato de embaixador”, completou.


Nos telegramas diplomáticos enviados para Londres de Washington, alguns dos quais remontavam a 2017, Darroch descrevia o presidente americano como “instável” e “incompetente”. A publicação no último domingo (7) por parte do jornal britânico The Mail dessas mensagens deflagrou a ira de Trump no Twitter esta semana.


Na terça-feira (9), Trump chamou o embaixador britânico de “estúpido” e “imbecil pretensioso”.


A decisão do embaixador foi interpretada por muitos em Londres como uma rendição humilhante à pressão de Trump e com consequências para a diplomacia britânica. May lamentou sua decisão de deixar o cargo. 


Logo A Tribuna
Newsletter