Eleições 2020: Robô do TSE tira dúvidas pelo Whatsapp

Sistema automatizado tem o objetivo de facilitar acesso do eleitor a informações relevantes

Por: Da Agência Brasil  -  23/10/20  -  20:52
Na América do Sul, WthatsApp foi o aplicativo que apresentou o maior número de problemas
Na América do Sul, WthatsApp foi o aplicativo que apresentou o maior número de problemas   Foto: Dado Ruvic/REUTERS

Para ajudar eleitores com dúvidas sobre as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um assistente virtual que funciona pelo WhatsApp. Chamado de “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, ele foi lançado para facilitar o acesso do eleitor a informações relevantes sobre as eleições municipais de 2020, e reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O sistema é chamado de 'chatbot' ou 'bot' e traz informações sobre diferentes temas, desde cuidados com a saúde para votar, informações sobre dia, horário e local de votação e até dicas para mesários e informações sobre candidatura.


Para interagir com o assistente virtual, basta adicionar o número +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos, ou por meio do link. Para cada tema apresentado, o robô oferece uma série de tópicos para o eleitor escolher. Após digitar o número do tópico escolhido, o assistente virtual apresenta as informações.


Segundo o TSE, o assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas, as chamadas fake news, envolvendo o processo eleitoral brasileiro. O tópico, chamado de “Fato ou Boato?” disponibiliza ao usuário alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos.


Logo A Tribuna
Newsletter