EBC censura vídeo com gravura de Marielle Franco em programa da TV Brasil

Desenho feito em xilogravura da ex-vereadora, assassinada em 2018, aparecia por cinco segundos

Por: De A Tribuna On-line  -  12/10/19  -  17:57
Atualizado em 12/10/19 - 18:20
Trecho de vídeo antigo mostra a gravura de Marielle Franco
Trecho de vídeo antigo mostra a gravura de Marielle Franco   Foto: Reprodução/TV Brasil

A TV Brasil, estatal ligada a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), censurou uma imagem da ex-vereadora Marielle Franco, assassinada junto com o seu motorista, Anderson Gomes, em 14 de março de 2018. 


Segundo informações da Revista Época, Marielle aparecia durante um especial sobre Jackson do Pandeiro, que foi ao ar no programa Antenize, em 31 de agosto.


Inicialmente, o vídeo foi publicado no canal da TV Brasil no YouTube. A imagem da ex-vereadora, feita em xilogravura, apareceu por cinco segundos, enqunato a câmera focalizava livros de cordel. O desenho estava ao lado da figura do próprio Jackson do Pandeiro.


Depois de duas semanas, no dia 23 de setembro, a TV Brasil publicou outra versão no Youtube, sem a imagem de Marielle Franco. A antiga publicação foi excluída. No dia seguinte, a produção do programa foi informada de que o Antenize havia saído da grade. No horário - sábado às 21h30, a estatal veicula o Recordar é TV.


De acordo com a publicação, uma semana após a veiculação do Antenize, o diretor de programação da EBC, Vancarlos Alves, foi demitido. O fato foi interpretado por alguns funcionários como uma retaliação ao uso da imagem da vereadora. Alves só ficou três meses no cargo.


Vídeo, já sem o trecho onde aparecia a gravura de Marielle. Imagem estava inserida durante entrevista aos 23 minutos do programa:



*com informações da Revista Época


Logo A Tribuna
Newsletter