Doação anônima ajuda mãe que ficou sem leite para filho com hidrocefalia

Produto que deveria ser fornecido pela rede pública está em falta na cidade

Por: De A Tribuna On-line  -  06/12/19  -  18:55
Érica se emocionou com doação anônima que ajudará a alimentar seu filho por um mês
Érica se emocionou com doação anônima que ajudará a alimentar seu filho por um mês   Foto: Reprodução/TV Tem

Uma mãe foi surpreendida por uma doação anônima que garantirá a alimentação de seu filho com hidrocefalia, que se alimenta por sonda, por um mês. O leite especial com que o garoto se alimenta está em falta na rede pública da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, onde vive a família. A surpresa aconteceu nesta quarta-feira (4).


A mãe, Érica Albina de Paula, conta que estava desiludida com a situação, mas “apareceu uma luz”. A dona de casa, mãe de Heitor, de dois anos e cinco meses, diz que até se animou para enfeitar a casa para o Natal após a doação.


Érica afirmou que a doação chegou via depósito bancário de uma pessoa que pediu para não ser identificada. A dona de casa explica que o valor enviado à família será suficiente para comprar o leite especial para alimentar o Heitor por um mês.


Em entrevista, a mulher que fez a doação contou que ficou sensibilizada com o drama das famílias que estão sem o leite especial. Mãe de dois filhos, ela, que não quis se identificar, disse que só pensou mesmo em ajudar o próximo.


Explicações


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru explicou que neste ano adquiriu e custeou integralmente, com recursos próprios, a compra do alimento especial. A nota diz que aguarda “a celebração de novo convênio junto à Secretaria Estadual de Saúde”, e que a espera por esse convênio dificultando a regularização das compras.


O texto diz que “todas as providências necessárias foram adotadas a fim de evitar o desabastecimento”, inclusive acionando o Ministério Público Estadual.


Também em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o convênio está “em fase de finalização” e prevê o repasse de R$ 800 mil ao município de Bauru.


A nota da Secretaria de Estado diz que “a renovação dependia de regularizações na esfera municipal” e que, “tão logo foram sanadas, deu andamento às análises técnicas, incluindo a avaliação das demandas com base nos atuais programas do Ministério da Saúde”.


* Com informações do G1 Bauru e Marília.


Logo A Tribuna
Newsletter