Djamila Ribeiro discute racismo estrutural em live do Grupo Tribuna

A Filósofa, professora, ativista e autora santista participou de transmissão ao vivo nesta quarta-feira (22)

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/07/20  -  21:37
A Filósofa, professora, ativista e autora santista participou de transmissão ao vivo nesta quarta
A Filósofa, professora, ativista e autora santista participou de transmissão ao vivo nesta quarta   Foto: Matheus Tagé/AT

A importância de se compreender os impactos do racismo estrutural na sociedade pautou a live do Grupo Tribuna desta quarta-feira (22), com a convidada Djamila Ribeiro. A reflexão sobre como o passado de escravidão do país impacta, até hoje, a forma como pessoas negras são vistas na sociedade é primordial, de acordo com Djamila. A conversa foi conduzida pela jornalista Cristina Guedes, de A Tribuna.


Nascida em Santos, e filha de estivador, Djamila Ribeiro é filósofa, professora universitária, ativista e autora. Ela ainda comentou sobre suas publicações, em especial o livro 'Pequeno Manual Antirracista', lançado no ano passado. 


“As pessoas tendem a achar que o racismo é uma questão individual, que é só quando algum famoso sofre um ataque nas redes sociais, por exemplo. A gente não entende o racismo como um sistema, e é importante compreender as origens sociais das desigualdades, que fazem o nosso país viva essa realidade”, disse.


“A gente não pode esquecer que foram quase quatro séculos de escravidão, e quando a gente diz isso, estamos falando de quase quatro séculos de pessoas negras sendo tratadas como mercadorias, mulheres negras sem o direito de maternar seus filhos, crianças negras sem direito à infância. A gente está falando de mais de quatro séculos de pessoas negras produzindo as riquezas desse país sem ter acesso a elas”, completou.


Djamila ainda comentou sobre a falta de políticas de reparação no período pós-abolição, o que não permitiu mais oportunidades às pessoas negras. “Esse legado estrutura a nossa sociedade, é importante entender como esse passado impacta e estrutura o presente”, explicou.


Assista a live na íntegra:


AO VIVO com Djamila Ribeiro

AO VIVO 🚨 Hoje o nosso papo é com a Djamila Ribeiro. Participe da nossa live nos comentários!

Publicado por Grupo Tribuna em Quarta-feira, 22 de julho de 2020

Logo A Tribuna
Newsletter