Dinheiro do Auxílio Emergencial de usuários do Nubank e do PicPay 'some'

Segundo o Nubank, o problema ocorreu por conta de uma falha no sistema da Caixa, PicPay afirma que foi por instabilidade no instabilidade do sistema do app Caixa TEM

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/07/20  -  02:04
Governo estuda estender auxílio emergencial até o fim de 2020
Governo estuda estender auxílio emergencial até o fim de 2020   Foto: André Melo Andrade/MyPhoto Press/Estadão Conteúdo

Diversos usuários do PicPay e do Nubank têm reclamado em suas redes sociais ao dizerem que os recursos referentes ao Auxílio Emergencial teriam ‘sumido’ de suas contas. De acordo com o Nubank, o problema teria ocorrido por conta de uma falha no sistema da Caixa Econômica Federal (CEF). O PicPay alegou que a falha se dá por instabilidades do aplicativo Caixa TEM.


As pessoas que utilizam os benefícios do Auxílio Emergencial têm usado esses serviços para poder driblar a restrição imposta pela Caixa, que limitou, em primeiro momento, o uso dos recursos e pagamento de boletos e compras usando o cartão de débito virtual. As fintechs oferecem um serviço que permite emitir um boleto no nome do próprio usuário e realizar a transferência de forma imediata.


O Nubank afirma que parte dos clientes que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal receberam em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. Informado pela CEF sobre o erro, o Nubank afirma que comunicou os clientes e estornou os valores de volta à própria Caixa.


Diante das reclamações, a fintech suspendeu a devolução à Caixa, e reverteu os valores de volta aos seus clientes, que já teriam recebido os valores em suas contas. A empresa informou que aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.


O PicPay deu explicação diferente: de acordo com a fintech, por instabilidade do sistema do Caixa TEM, um pequeno percentual das transações entre o aplicativos e o PicPay não é concluído. "Nesses casos, o usuário deve fazer nova tentativa. Se a Caixa tiver debitado o valor utilizado para a transferência, o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco", disse a empresa em nota.


*Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter