Deputado federal do PSL cria projeto de lei que criminaliza estilos musicais

Proposta de Charlles Evangelista, do PSL-MG, tornaria ilegal qualquer música que contenha expressões pejorativas ou ofensivas

Por: De A Tribuna On-line  -  17/10/19  -  11:26
Deputado federal do PSL cria projeto de lei para criminalizar estilos musicais
Deputado federal do PSL cria projeto de lei para criminalizar estilos musicais   Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal Charlles Evangelista (PSL-MG) criou um projeto de lei que criminaliza determinados estilos musicais. Na proposta, ele aponta como inadequadas letras de músicas que contenham 'expressões pejorativas ou ofensivas'.


O Projeto de Lei de número 5194/2019 foi apresentado em setembro, e na descrição o deputado cita como alvo o conteúdo explícito de letras que incentivem "o uso e o tráfico de drogas e armas; a prática de pornografia, a pedofilia ou estupro; ofensas à imagem da mulher; e o ódio à polícia".


A propositura altera o artigo 287 do Decreto- Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. O artigo prevê detenção, de três a seis meses, ou multa. Atualmente, o projeto tramita na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.


Ainda no texto, o deputado afirma que essa seria uma forma de garantir a saúde mental de famílias, crianças e adolescentes que, segundo ele, não têm discernimento para diferenciar o real do imaginário.


Caso o projeto fosse aprovado, músicos de qualquer estilo musical poderiam ser responsabilizados criminalmente e punidos pelo Poder Judiciário por letras de músicas com conteúdos considerados pejorativos.


*Com informações do portal UOL


Logo A Tribuna
Newsletter