Crítico de cinema Rubens Ewald Filho morre aos 74 anos em São Paulo

Santista, o também jornalista estava internado depois de sofrer um mal súbito e cair em uma escada rolante de um shopping na Capital

Por: De A Tribuna On-line  -  19/06/19  -  20:53
Rubens Ewald Filho morreu aos 74 anos
Rubens Ewald Filho morreu aos 74 anos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Morreu nesta quarta-feira (19), em São Paulo, o jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho, aos 74 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, no bairro Higienópolis. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa. Velório e sepultamento ocorrerão na Capital.


Rubens estava internado desde 23 de maio, após sofrer um mal súbito e cair em uma escada rolante de um shopping na Capital. Desde então, o estado de saúde do jornalista piorou, devido a fraturas sofridas no acidente.


Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho é um dos críticos de cinema mais respeitados em todo o Brasil. Ele ainda trabalhou como roteirista em novelas como "Gina", "Éramos Seis", "Drácula, uma História de Amor" e "Iaiá Garcia". Além disso, também atuou em filmes como "Independência ou Morte" e "Amor Estranho Amor".


Em janeiro de 2013, Rubens ganhou uma estrela na Calçada da Fama do Cine Roxy, no Gonzaga. Ele foi a décima pessoa a receber a homenagem.


Ajoelhado para agradecer, disse, na ocasião, que se sentiu muito honrado em receber a homenagem, ainda mais sendo em sua terra natal.


Santista de nascimento, Rubens Ewald Filho iniciou a carreira no jornal A Tribuna, em 1967, onde ainda escrevia, até pouco tempo atrás, críticas sobre os lançamentos no cinema.


Na televisão, passou por Globo, SBT, Record e Cultura. Atualmente, fazia participações na TNT, onde também atuava como comentarista do Oscar, maior premiação do cinema mundial, além de outros eventos, como o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild Awards (SAG).


Na TV por assinatura, também comentou filmes na HBO e nos canais Telecine. Em mais de 50 anos de carreira, também passou pela revista Veja e pela Folha de S. Paulo.


Considerado o principal crítico de cinema do país, Rubens Ewald Filho dizia ter assistido a mais de 37 mil filmes. Comentava anualmente a premiação do Oscar desde 1985.


O velório será realizado na Capital, nesta quinta-feira (20), na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino), das 7h às 15h. O sepultamento ocorre às 16h, também em São Paulo, no Cemitério dos Protestantes (Rua Sergipe, 177, Consolação).


Crítico de cinema chegou a ser internado para tratar ferimentos
Crítico de cinema chegou a ser internado para tratar ferimentos   Foto: Irandy Ribas/AT

Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho era um dos críticos de cinema mais respeitados do país
Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho era um dos críticos de cinema mais respeitados do país   Foto: Irandy Ribas/AT

Logo A Tribuna
Newsletter