Coronavírus: Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos alerta para provável risco de pandemia

'Esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis', informa o CDC

Por: Do Estadão Conteúdo  -  26/02/20  -  13:46
Esta não é a primeira vez que o presidente norte-americano questiona os Serviços de Inteligência
Esta não é a primeira vez que o presidente norte-americano questiona os Serviços de Inteligência   Foto: Brendan Smialowski / AFP

O Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) informou nesta terça-feira (25), que o coronavírus está se espalhando de forma rápida pelo mundo e que há provável risco de pandemia.


"É importante observar que as atuais circunstâncias globais sugerem que é provável que esse vírus cause uma pandemia. Nesse caso, a avaliação de risco seria diferente", informou o CDC em conferência sobre o vírus.


Segundo o órgão, o coronavírus "não está circulando pelos EUA" e os primeiros casos detectados em solo americano se deram no contágio com pessoas que foram à China.


"Para o público americano em geral, que provavelmente não será exposto a esse vírus no momento, o risco imediato para a saúde do COVID-19 é considerado baixo", avalia o CDC.

O órgão americano, no entanto, diz que o "quadro clínico completo" em relação vírus "não está totalmente esclarecido", sendo que "provável mais casos sejam identificados nos próximos dias, incluindo os Estados Unidos".

"Esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis", informa o CDC.


O presidente Donald Trump fez um discurso nesta terça-feira (25), afirmando que o país é capaz de se proteger contra a propagação do coronavírus. Anteriormente, ele havia solicitado a liberação de US$ 2,5 bilhões ao Congresso para combater o vírus. 


Logo A Tribuna
Newsletter