Coreia do Sul realiza eleições em meio a pandemia de covid-19

País, que já foi o segundo maior foco mundial da doença, tem 222 óbitos em três meses e hoje é exemplo no combate ao coronavírus

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/04/20  -  16:30
Moon Jae-in, atual presidente da Coreia do Sul
Moon Jae-in, atual presidente da Coreia do Sul   Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Coreia do Sul realiza eleições nacionais nesta quarta-feira (15), exatos 85 dias após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. Os sul-coreanos vão eleger os 300 membros de seu Parlamento. O resultado do pleito, pelo que indicam as pesquisas, irá refletir a avaliação popular sobre o desempenho do governo no controle do novo coronavírus.


No início de março, a Coreia do Sul chegou a ser o segundo maior foco mundial da doença, atrás só da China. Naquele momento, não foram poucos os que criticaram duramente a administração do presidente Moon Jae-in, que já vinha sofrendo queda de popularidade pelas crescentes taxas de desemprego.


Moon chegou a se deparar com mais de 1 milhão e meio de assinaturas em uma petição para seu impeachment. Hoje, contudo, após uma drástica mudança das políticas públicas no combate ao vírus, que combinaram táticas de testagem em massa, transparência de informação e medidas de auxílio econômico emergencial, as taxas de contaminação do país despencaram e a mortalidade foi mantida em nível surpreendentemente baixo, foram 222 óbitos em quase três meses de crise.


Com essas medidas, o presidente saltou de 30% de aprovação no começo do ano para mais de 51% no início de abril. Apesar do cenário esperançoso na luta contra o vírus que a Coreia do Sul tem apresentado, a realização do pleito não é feita sem considerável nível de apreensão.


No momento, pelo menos outros 47 países, incluindo França, Reino Unido e Sri Lanka, adiaram eleições como medida de prevenção contra a Covid-19.


*Com informações do O Globo


Logo A Tribuna
Newsletter