Confrontos matam 270 no Iraque

Mortes são somadas desde o início do movimento popular que reivindica a 'queda do regime', lançado em 1º de outubro

Por: France Presse  -  06/11/19  -  23:20
Movimento que pede a queda do regime foi lançado em outubro
Movimento que pede a queda do regime foi lançado em outubro   Foto: Hussein Faleh/AFP

Mais mortos, confrontos perto dos prédios oficiais de Bagdá e no principal porto do país, somados a um longo bloqueio de Internet levam a temer que o Iraque mergulhe no caos. Desde o início do movimento popular que reivindica a “queda do regime”, lançado em 1º de outubro, mais de 270 pessoas morreram - manifestantes em sua maioria.


Nas últimas 36 horas, pelo menos dez manifestantes foram mortos pelas forças da ordem na capital. Ainda assim, na praça Tahrir, os manifestantes garantem “não ter medo”. Em várias cidades do sul, os governos estão paralisados por um movimento de desobediência civil.


Em um país isolado do mundo, sem Internet e sem redes sociais, franco-atiradores que o Estado diz não poder identificar atiraram contra a multidão durante cinco dias.


De 1º a 6 de outubro, segundo o boletim oficial das autoridades, 157 pessoas foram assassinadas. Depois de 18 dias de relativa calma para a maior peregrinação xiita do mundo, o protesto foi retomado em 24 de outubro.


Desde segunda-feira (4), a violência se intensificou. Quatro manifestantes foram mortos na madrugada de segunda na cidade santa xiita de Kerbala. Lá, os manifestantes tentaram incendiar o consulado iraniano.


Também houve confrontos no centro de Bagdá, com a polícia atirando balas reais contra a multidão.


Logo A Tribuna
Newsletter