Conexão Portugal: Um dos maiores traficantes de armas do mundo é preso em Portugal

Na edição da coluna, Luiz Plácido dá detalhes sobre a prisão de Jacques Monsieur, um dos maiores traficantes do mundo. O criminoso, conhecido como "raposa" foi preso no país, após ser procurado há 35 anos

Por: Luiz Plácido - De Coimbra  -  17/08/19  -  22:05

Jacques Monsieur, conhecido como “raposa” ou “marechal”, de 66 anos de idade, esteve a serviço do exército belga até 1980. Depois deste período, deixou de estar presente no campo de batalha e passou a financiar todas as guerras que ocorreram nos últimos trinta e cinco anos, tornando-se um dos maiores traficantes de armas do mundo. 


Entre as acusações que lhe recaem, estão a venda de 100 mil armas automáticas à Libia, centenas de tanques e helicópteros à Guiné Bissau, material militar ao Irão, 200 mil armas automáticas e munições, helicópteros e outras aeronaves militares ao Chade, país africano que se encontrava em guerra civil, além de lança-foguetes e metralhadoras ao Paquistão. 


Em 2002, um tribunal de Bruxelas, na Bélgica, tinha sentenciado Monsieur a mais de três meses de prisão pela venda de armas, incluindo lança-granadas e partes de mísseis a Irão, China, Equador, Bósnia-Herzegovina e Croácia nas décadas de 1980 e 1990. Em 2010, foi a vez dos Estados Unidos sentenciar Jacques a 23 meses de prisão por tentar contrabandear peças de aviões de guerras americanos para o Iraque. Já em 2017, foi condenado novamente na Bélgica a quatro anos de prisão, além do pagamento de uma multa no valor de € 1,2 milhão por tráfico de armamento a Líbia, Chade, Paquistão e Irão. 


Mas apesar de todas as condenações, a “raposa” continuava a solta. Ao menos até a última quinta-feira (15), quando foi finalmente preso em Portugal, na Herdade do Zambujal, perto de Évora, onde já residia há pelo menos um ano. 


A polícia chegou até ele através de uma negociação envolvendo cavalos, que deixou um rastro seguido por agentes belgas. A “raposa” foi presa escondida em um pequeno abrigo próximo a um estábulo. 


Tudo começou na localidade de Tarascon, na França, onde ele era dono de uma grande fazenda de campo, que possuia uma grande quantidade de cavalos de raça. Em março deste ano, Monsieur vendeu a fazenda sem saber que estava sendo investigado. Após a venda, nove cavalos foram transportados por um criador de cavalos francês para Portugal. O montante do transporte dos cavalos, um total de € 2.500, nunca foi pago pelo traficante de armas. Mas desconfiadas, as autoridades resolveram monitorar os animais e acabaram por encontrar o criminoso em uma casa secreta escondida dentro de uma grande casa de campo, ao lado dos estábulos onde estavam os cavalos transportados. 


A detenção foi resultado de uma intensa colaboração das equipes policiais da Bélgica, da França e de Portugal, dentro de uma rede chamada Enfast, a Rede Europeia de Equipes de Busca Fugitiva Ativa.


Logo A Tribuna
Newsletter