Conexão Portugal: Serra da Estrela na Unesco

Nesta edição da coluna, Luiz Plácido fala sobre a região que foi considerada Geopark Mundial, título dado às áreas naturais com elevado valor geológico

Por: Luiz Plácido - De Coimbra  -  05/09/19  -  22:58

Decorreu até o último sábado (31), na Indonésia, a 4ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, a parceria iniciada em  2004, entre a Unesco e a União Internacional de Ciências Geológicas, que tem como missão distinguir as áreas naturais com elevado valor geológico, nas quais esteja em prática uma  estratégia de desenvolvimento sustentado baseado na geologia e em outros valores naturais e humanos. Neste encontro, o estatuto de Geopark Mundial atribuiu a Serra da Estrela, em Portugal.


A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios do distrito de Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia). A Serra da Estrela é o pico mais alto de Portugal continental, com 1.993 metros de altitude; só perde em altura para a montanha da Ilha do Pico, nos Açores, que atinge 2.351 metros.


Este é o quinto local em Portugal que tem o estatuto atribuído. Para além da serra da Estrela, a Rede Global de Geoparks Naturejo, em 2006; a cidade de Arouca, em 2009; os Açores, em 2013 e a Terra dos Cavaleiros em 2014, foram agraciadas com o estatuto. Agora, a candidatura segue para o parecer do Conselho Executivo das Organizações Unidas (ONU) para ser sancionada.


Para Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela, a aprovação da candidatura por parte da Unesco “é o reconhecimento do potencial geológico do território e de seu patrimônio natural e cultural, e nessa medida, um primeiro passo para um desenvolvimento sustentável de toda a região da serra da Estrela”. Para Brigas, “um primeiro efeito natural desta nova nomenclatura é um aumento no potencial turístico, econômico e social da região, que trará um aumento na qualidade de vida das localidades que fazem parte deste território”. 


O presidente da associação salientou ainda, o papel dos municípios da região no decorrer do trajeto, “o envolvimento de todos os municípios neste projeto, mais do que um pilar importante para o processo de candidatura progredir, foi primordial para o sucesso obtido”.


Outro que saudou a escolha da serra foi o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, que no Twitter, escreveu: “Portugal é um país rico em biodiversidade e hoje foi, mais uma vez, distinguido como um país detentor de um patrimônio geológico único no mundo. A serra da Estrela acaba de ser considerada Geopark Mundial pela Unesco. O patrimônio natural é um ativo estratégico do nosso país”.


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tem sede em Paris, na França, e tem como propósito contribuir para promover a colaboração internacional em educação, saúde e cultura, a fim de aumentar o respeito universal pela  justiça, o estado de direito e os Direitos Humanos, juntamente com a liberdade fundamental proclamada na Carta das Nações Unidas. 


Para além dos cinco Geoparks já citados, Portugal conta ainda com 17 Patrimônios Mundiais da Unesco. São eles: Zona Central da cidade de Angra do Heroísmo nos Açores (1983), Convento de Cristo em Tomar (1983), Mosteiro de Batalha (1983), Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa (1983), Centro Histórico de Évora (1986), Mosteiro de Alcobaça (1989), Paisagem Cultural de Sintra (1995), Centro Histórico do Porto, Ponte Luís I e Mosteiro da Serra do Pilar (1996), Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (1998), Floresta Laurissilva Ilha da Madeira (1999), Centro Histórico de Guimarães (2001), Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro (2001), Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004), Cidade Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações (2012), Universidade de Coimbra - Alta e Sofia (2013), Edifícios Reais de Mafra - Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco (2019) e Santuário do Bom Jesus do Monte de Braga (2019). Vídeos sobre todas as cidades Patrimônios da Unesco em Portugal você pode assistir na página do Facebook, Patrimônios de Portugal. 


Sobre o autor


Luiz Plácido é jornalista, apresentador do programa Destino Portugal (transmitido no canal de TV a cabo Travel Box Brazil) e proprietário da agência de turismo Destino Portugal Viagens. 


Ele escreve na coluna Conexão quinzenalmente, às quintas-feiras.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter