Conexão Portugal: Natal e Ano Novo com restrições

Além disso, o pedido de autorização para a renovação do estado de emergência, entre os dias 24 de dezembro e 7 de janeiro, foi aprovado na última quinta-feira (17)

Por: Luiz Plácido - De Coimbra  -  27/12/20  -  10:59
Conexão Portugal: A Europa e o racismo
Conexão Portugal: A Europa e o racismo   Foto: Unsplash

A ministra da Saúde, Marta Temido, declarou, após reunião sobre o plano de vacinação no combate à covid-19, que decorreu na última semana, em Lisboa, que o arranque da vacinação em todo o país deverá começar a ocorrer no dia 27 de dezembro, com a vacinação dos 9.750 profissionais de saúde portugueses e com a chegada da vacina à população mais idosa para o dia 7 de janeiro. Mesmo assim, as medidas em todo o país devem ser rígidas no Natal e, principalmente, no Ano Novo. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Entre os dias 23 e hoje, 26 de dezembro, é permitida a circulação entre os concelhos e não é imposto limite de pessoas para as reuniões familiares. “O nosso entendimento é que não deve ser o Estado a imiscuir-se na organização da vida das famílias: as famílias têm hoje informação suficiente para saber que os encontros são momentos de risco”, salientou o primeiro-ministro Antônio Costa em pronunciamento à nação. 


Nos dias 24 e 25, só foi permitida a circulação até as 2 horas do dia seguinte e, neste sábado (26), a circulação entre concelhos será novamente encerrada a partir das 23 horas. Nas noites dos dias 24 e 25, os restaurantes funcionaram até a 1 hora e, no dia 26, para almoço até as 15h30. Depois, voltam a ser encerrados nas áreas onde a propagação do vírus for mais alta.


Para o Ano Novo, as restrições serão mais duras. Será proibido circular em via pública a partir das 23 horas do dia 31, ou seja, a virada do ano deverá ser passada obrigatoriamente dentro de casa. Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, a circulação só será permitida em via pública entre as 7 e as 13 horas. Mantém-se também a proibição de circulação entre os concelhos entre a zero hora do dia 31 até as 5 horas do dia 4 de janeiro. Já os restaurantes no dia 31 devem funcionar somente até as 22h30 e, nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, até as 13 horas, exceto para entregas a domicílio.


Além disso, o pedido de autorização para a renovação do estado de emergência, entre os dias 24 de dezembro e 7 de janeiro, foi aprovado na passada quinta-feira, dia 17. Esta foi a sétima declaração de estado de emergência em Portugal desde 19 de março e, pela primeira vez, está previsto o crime por desobediência no texto, com pena de prisão de até um ano, ou dois anos em casos mais graves.


A todos os leitores desta coluna, espero que tenham tido um Feliz Natal. E desejo um próspero Ano Novo. Que 2021 possa ser melhor do que este ano trágico pelo qual passamos. Aos que perderam um ente querido durante a pandemia, os meus mais sinceros sentimentos e que o ano que se aproxima possa ser de redenção e melhoria em nossas vidas. Grande abraço a todos! 


Logo A Tribuna
Newsletter