Conexão Portugal: Batemos mais um recorde!

Entre 2018 e 2019, houve um aumento de 43% no número de autorizações de residências dadas a cidadãos nascidos no Brasil

Por: Luiz Plácido - De Coimbra  -  28/01/20  -  18:10
  Foto: Divulgação

O número de brasileiros vivendo legalmente em Portugal atingiu um total jamais visto, segundo dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). São 150.864 tupiniquins vivendo no país luso – um recorde! Conforme estudo apresentado pelo órgão, entre 2018 e 2019, houve um aumento de 43% no número de autorizações de residências dadas a cidadãos nascidos no Brasil.


O crescimento na quantidade de brasileiros alavancou também o aumento de imigrantes no país. Pela primeira vez, os números atingiram a barreira de meio milhão de imigrantes – são, ao todo, 507 mil estrangeiros vivendo em solo luso. Os brasileiros representam um quarto do total, seguidos dos cabo-verdianos (37.393) e britânicos (34.340).


A presidente da Casa do Brasil de Lisboa, Cyntia de Paula, garante que esta realidade já existe há “pelo menos dois anos”, mas, como os processos de autorização de residência são demorados, as pessoas só “aparecem” nas estatísticas do SEF mais tarde. Segundo ela, a Casa do Brasil recebe todos os dias brasileiros recém-chegados e, entre esses, há cada vez “mais gente qualificada”, “licenciados” e muitos com o objetivo de “continuar os estudos”. O número de famílias é também superior.


Com o aumento, é normal que também se tenha maior diversidade de perfis. Vale lembrar que a imigração brasileira em Portugal existe desde a década de 80 do século passado, mas era, em sua maioria, de pessoas que vinham tentar ganhar dinheiro para depois regressar à terra-mãe. Segundo Cyntia, “este perfil ainda existe nos dias de hoje, mas a ele juntaram-se novos perfis. Está a chegar mais gente licenciada, estudantes, aposentados e empresários”.


Outro dado que comprova esse aumento significativo vem do próprio Ministério da Saúde brasileiro. Segundo o órgão, a quantidade de pedidos de brasileiros para utilizar o sistema público de saúde português chegou à série histórica mais alta em 2019. Foram quase 88 mil pedidos, 5 mil a mais do que no ano anterior. O documento em questão é conhecido como PB4, emitido pelo Ministério da Saúde brasileiro, que garante que qualquer cidadão, mesmo sem visto regular no país, tenha acesso ao sistema público de saúde português.


Vale lembrar que estes dados não incluem brasileiros com cidadania lusa ou de qualquer outro país da União Europeia, e muito menos os cidadãos em estado irregular, sem visto de trabalho ou estudo, que entram no país como turistas e ficam em situação ilegal até tentarem se regularizar. Ou seja, o número de brasileiros em Portugal é, ao menos, o dobro do número apresentado oficialmente pelo SEF.


Para Portugal, tal crescimento é bom, pois ajuda a desacelerar a diminuição da população, que passa por um grave desafio demográfico. Em 2018, o número de mortes suplantou o de nascimentos em foi 25.980, dados que se mantiveram em 2019.


Segundo dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o país precisa de 75 mil novos imigrantes adultos por ano para sanar o deficit pelo qual Portugal passa. O aumento de jovens lusos que vão para outros países também preocupa o governo, que tenta novos projetos para que essa parte da população possa prosperar dentro do país.


Sobre o autor


Luiz Plácido é jornalista, apresentador do programa Destino Portugal (do canal de tv a cabo Travel Box Brazil) e dono da agência de turismo Destino Portugal Viagens. Ele escreve, quinzenalmente, às quintas-feiras, a Conexão Portugal.


Logo A Tribuna
Newsletter