Conexão Portugal: Ai Jesus!

Portugueses falam com orgulho do filho prodígio, que, segundo eles, reinventou o futebol brasileiro com os recordes batidos

Por: Luiz Plácido - De Coimbra  -  01/12/19  -  14:06
"Não é dessa forma que o Botafogo vai sair da zona de rebaixamento", disse Jesus   Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Não é só no Brasil em que o treinador do Flamengo é assediado e assunto em todos os programas esportivos. Em Portugal, Jorge Fernando Pinheiro de Jesus também é a bola da vez em toda conversa sobre futebol. Os portugueses falam com orgulho do filho prodígio, que, segundo eles, reinventou o futebol brasileiro com os recordes batidos.


Nascido na Amadora, Jorge começou a carreira no Sporting e, depois, atuou em outros 12 clubes durante 17 anos de carreira como jogador profissional. Como treinador, começou em 1990 no comando da Amora Futebol Clube, uma equipe do conselho de Setúbal.


E no seu primeiro ano como comandante, conseguiu a subida de divisão da equipe, que chegou a disputar a Segunda Liga do futebol lusitano. Três anos depois, na época 1995-96, chegou à Primeira Liga dirigindo a equipe do Felgueiras, que teve uma rápida passagem pelo principal escalão.


Depois disso, Jesus treinou várias outras equipes, como o União da Madeira, o Estrela da Amadora, o Moreirense, Vitória de Setúbal, União de Leiria e o Guimarães, mas sempre sem muito protagonismo, até chegar no Belenenses, onde em sua primeira temporada conseguiu levar a equipe à final da Taça de Portugal da época 2006-07, uma espécie de Copa do Brasil portuguesa.


No ano seguinte, dirigiu a equipe do Braga, até que, em 2009, chegou à equipe do Benfica, onde venceu dez títulos entre 2009-2015, um recorde do clube, chegando ainda em duas finais da Liga Europa. Depois disso teve ainda uma passagem pelo seu clube de coração, o Sporting, batendo inclusive o recorde de pontos da equipe, em uma época onde o título acabou com o seu ex-clube.


Por fim, teve uma breve passagem pela Arábia Saudita, onde treinou o Al-Hilal, até que, em junho deste ano, chegou ao Flamengo onde fez história ganhando a Libertadores e o Brasileiro.


Ao que tudo indica, Jesus não deve permanecer no Brasil. Ele tem um histórico de sempre sair do clube quando esta por cima. E tem também um sonho a ser realizado. Em entrevistas, o comandante luso já externou que deseja colocar no seu currículo uma Champions League. O Everton da Inglaterra já tem sondado o treinador.


E se em campo Portugal tem Cristiano Ronaldo e é o atual Campeão Europeu e da Copa das Confederações, fora de campo o país também esta muito bem representado, para além de Jorge Jesus, já reverenciado nesta matéria. Fernando Santos, treinador da seleção portuguesa, foi eleito na terça-feira, pela Federação Internacional de História e Estatística, o melhor selecionador do mundo no ano de 2019.


O treinador português recebeu 112 pontos de um júri, composto por especialistas e jornalistas, ficando a frente do brasileiro Tite, que recebeu 102 pontos e do treinador da seleção belga, o espanhol Roberto Martinez, com 97 pontos.


Foi a segunda vez que Fernando Santos recebeu este prêmio, uma vez que já foi distinguido em 2016, depois da conquista do Euro 2016. Desta vez, pesou a favor do selecionador a conquista da Copa das Confederações com 65 anos de idade, Fernando Santos comanda a seleção das quinas desde 2014.


Então, Portugal tá ou não tá bem servido quando o assunto é treinador de futebol?


Sobre o autor


Luiz Plácido é jornalista,apresentador do programa Destino Portugal (transmitido no canal de tv a cabo Travel Box Brazil) e proprietário da agência de turismo Destino Portugal Viagens. Ele escreve na coluna Conexão quinzenalmente.


Logo A Tribuna
Newsletter