Conexão Japão: J-League reinicia hoje

Após 125 dias, a Liga Japonesa de Futebol Profissional retoma as partidas do campeonato neste sábado, em estádios com portões fechados. Mas espera-se que, nas próximas semanas, o público volte a ser permitido nas arenas

Por: Yukio Spinoza - De Nagoia  -  04/07/20  -  22:28

A Liga Japonesa de Futebol Profissional (J-League) reinicia as partidas do campeonato hoje em estádios com portões fechados. O torneio está ainda na segunda rodada e é liderado pelo Sanfrecce Hiroshima, que venceu o Kashima Antlers por três a zero no dia 23 de fevereiro, dois dias antes do anúncio da suspensão devido ao esforço para conter a epidemia de coronavírus no país.


125 dias. Foram mais de quatro meses sem jogos. A opção de comprar ingresso está temporariamente indisponível no website da organização. No entanto, as partidas serão transmitidas na tevê aberta e no canal da J-League no website e app DAZN. 


O campeonato japonês de futebol profissional é dividido em dois grupos. Os 18 melhores colocados no ano passado disputam o Meiji Yasuda Seimei J1 League. O segundo escalão, equivalente à série B do Campeonato Brasileiro, joga o J League YBC Levain Cup, com 14 clubes. As oitavas são a “Copa do Imperador” e determinam o campeão. 


A liga é formada por 56 clubes e três categorias, o J1, J2 e o J3, que equivalem à primeira e segunda, terceira e quarta divisões no futebol brasileiro. A J2 e J3 reiniciaram no último dia 27 de junho. Devido ao calor e à umidade do ar neste início do verão, algumas novidades foram introduzidas nesta competição. Por ser um evento atípico, não haverá rebaixamento. Para evitar fatiga dos jogadores e devido às ondas de calor, que causam desmaios, vertigens e extrema desidratação, cada time terá direito de fazer até cinco substituições. 


Ainda sem data definida, em algum momento das próximas 33 rodadas, o público será novamente permitido nas arenas. A abertura será gradual. Primeiro para 5 mil expectadores e, depois, para metade da capacidade de cada estádio. Mas, antes desta decisão, haverá o período de observação, no qual a contaminação pela covid 19 e a formação de agrupamentos de infecção devem ser evitadas, aponta o website Soccer Digest Web.


Nesta rodada de reinício, o destaque fica por conta do derby entre o Cerezo Osaka e o Gamba Osaka, ambos da metrópole da região de Kansai.


O jogador Kazuyoshi Miura, o “Kazú”, continua na ativa e, com 53 anos, é o camisa 11 do Yokohama FC, que acaba de retornar à J1 e restreia contra o Sapporo, time da província de Hokkaido. Miura deu ignição a sua carreira com duas brilhantes passagens pelo Santos Futebol Clube, clube que defendeu em 1986 e 1990. 


Em vídeo em seu canal no Youtube, a J-League deixa claro que o reinício dos jogos não é o objetivo final e, sim, parte dos esforços na luta contra o vírus que levou a vida de centenas de milhares e contaminou milhões de pessoas ao redor do mundo.


Sobre o autor


Yukio Spinosa é jornalista, intérprete, tradutor e consultor para prospecção de produtos da indústria japonesa. Ele escreve quinzenalmente, às sextas-feiras, para a coluna Conexão Japão. Excepcionalmente nesta semana, a coluna foi publicada no sábado.


Logo A Tribuna
Newsletter