Conexão Irlanda: O inverno está aqui

Nesta edição da coluna, Camila Natalo fala sobre o fato da Irlanda do Norte ser o lar de Game of Thrones

Por: Camila Natalo - De Dublin  -  10/04/19  -  20:15

Ainda que, na teoria, a primavera já tenha começado por aqui, o clima de frio ainda se faz presente. A Irlanda, mais especificamente do Norte, tem vivido em um eterno inverno desde que os livros 'As Crônicas do Gelo e Fogo', de George R. R. Martin, foram adaptados para o consagrado seriado 'Guerra dos Tronos'. 


Desde 2011, 'Game of Thrones' se tornou uma das maiores e mais influentes franquias na cultura pop mundial e, embora tenha tido muitas locações ao redor do mundo, a Irlanda do Norte sempre será seu lar. Um dos maiores estúdios na Europa, o Titanic Studios, em Belfast, na capital, é base da produção e onde a maior parte das cenas de estúdio foram gravadas, sem contar as inúmeras paisagens icônicas.


Com a aproximação da última temporada, que estreia no próximo domingo (14), réplicas do disputado trono de ferro têm feito seu tour pela Irlanda, sem contar o boom de produtos inspirados no seriado. De acordo com o jornal Independent, 'Game of Thrones' já foi responsável por render mais de 80 milhões de libras esterlinas à Irlanda do Norte – o que equivale hoje, mais ou menos, a R$ 403 milhões. A própria indústria cinematográfica de Belfast passou de um empreendimento sonolento a uma potência.


A reciprocidade entre o seriado e a região ainda se estendeu em outros campos. A necessidade de mão de obra da produção - armaduras, armas medievais, trajes elaborados, joias faziam parte das antigas tradições artesanais da Irlanda. 


Apesar de todo o sucesso, as velhas divisões permanecem nessa região da Irlanda e foram ampliadas com a ansiedade pelo Brexit, pois ainda não é claro como isso afetará a fronteira entre o Norte e Sul. 


“De certa forma, o programa ajudou a continuar o processo de paz”, segundo o ator Conleth Hill, mais conhecido pelos fãs como Lorde Varys, um dos poucos atores do elenco da Irlanda do Norte.


Ainda que a série esteja acabando, o inverno está aqui e há de permanecer: os cenários épicos, uma vez revelados, continuarão a atrair tanto os fãs da saga quanto àqueles em busca de conexão com a natureza e paisagens estonteantes. E da mesma forma que 'Thrones' ajudou a redefinir um país e uma cidade, antes marcados por um, não tão distante, passado violento, a Irlanda do Norte e sua exuberância foram primordiais para dar vida à fantasia. 


Logo A Tribuna
Newsletter