Conexão Espanha: O prédio histórico

Nesta edição da coluna, Paulo Henrique Cremoneze fala sobre sua emocionante visita à renomada Universidade de Salamanca, que tem mais de 800 anos

Por: Paulo Henrique Cremoneze  -  13/07/19  -  16:51

Como disse antes, estive na Espanha por um mês para estudar pós-graduação em Direito do Seguro na famosa e renomada Universidade de Salamanca, que, em 2018, completou 800 anos de fundação e é uma das mais antigas e importantes do mundo e mãe de todas as universidades ibero-americanas.


Desejo muito falar sobre Salamanca, beleza e história, suas duas magnas Catedrais e seus encantos. Desejo e o farei, mas depois. Hoje, eu me limitarei a exaltar a Universidade que, ao lado das Catedrais, é o epicentro da cidade e de toda região de Castela e Leão, uma das mais importantes da Espanha. E exalto a partir do seu coração e sede, o chamado prédio histórico, praticamente colado nas Catedrais.


A visita foi tão impactante que considerei um dos dias mais emocionantes de toda minha vida. Compartilho com os estimados leitores um texto que enviei aos amigos por meio das redes sociais.


"Visita guiada ao prédio histórico da Universidade que, ano passado, completou 800 anos de fundação". A Universidade foi criada pela Igreja e pelo Reino da Espanha. Uma bula Papal a instituiu, sendo sua estrutura orgânica inspirada na Universidade de Bolonha. O brasão da Universidade ostenta a tiara Papal e as chaves de São Pedro. Emocionei-me ao ouvir a guia dizer que a Universidade só é o que é hoje por causa da benção Papal.


Há uma sala que mantém o mobiliário medieval e as indicações dos primeiros cursos – Direito, Teologia, Direito Canônico e Filosofia estão por toda parte.


A biblioteca antiga – que tivemos a honra de visitar e que não é aberta ao público – tem milhares de obras medievais e renascentistas, incluindo manuscritos. Há um Missal de 1050. Encantei-me com o lugar e seria capaz de passar a vida em seu interior, namorando cada livro.


Um espaço chamado Cielo de Salamanca tem uma abóboda pintada no século XIII e é de tirar o fôlego. Por este prédio passaram os maiores juristas da Espanha, escritores, filósofos e alguns santos. Neste prédio estudou Direito meu admirado Hernán Cortés, o conquistador.


Há uma capela lindíssima e que mantém a áurea sagrada, embora não usada com frequência para fins de preservação da memória histórica.


Impossível traduzir a emoção que senti. Só alguns lugares de Roma, a Catedral de Troyes e a antiga Abadia de Clairvaux emocionaram e me emocionam mais. Nem mesmo a Terra Santa me causou tanta alegria como os corredores desta Escola.


A arquitetura combina propositadamente a fé e a razão, o crer e o saber, com o propósito de inspirar a maturidade e o equilíbrio.


Salvo a Biblioteca, reservada aos alunos de pós-graduação e alguns poucos outros grupos, todo espaço físico é aberto aos visitantes.


A Universidade, da qual agora sou ligado oficialmente, traduz tudo o que amo e acredito, fé e cultura, Igreja e Reino. A união da Igreja com o Estado (Reino) gerou tesouros inestimáveis para a humanidade”.


Logo A Tribuna
Newsletter