Conexão Austrália: Aumentam os casos de ataques de cachorros selvagens

Nesta edição da coluna, Fabiana Marinelo afirma que 'os dingos são animais perigosos e, sim, são capazes de matar humanos'

Por: Fabiana Marinelo - De Sidney  -  26/04/19  -  22:34

Há cerca de uma semana, a Austrália ficou assustada com a notícia de uma criança de 14 meses ter sido atacada por um dingo, espécie de cachorro selvagem popular aqui no país. O bebê estava dormindo em uma barraca em um acampamento, quando foi puxado para fora por um dingo. O bebê foi salvo pelo pai, que ouviu os gritos da criança e agiu a tempo de impedir que ela fosse levada pelo animal.


O ataque foi o terceiro em menos de três meses em um ponto turístico chamado Fraser Island. Em todos os casos, as vítimas sobreviveram. O bebê, porém, continua internado após uma semana do ataque, pois precisou fazer uma cirurgia na cabeça. 


Os dingos são animais perigosos e, sim, são capazes de matar humanos, mesmo que os casos de morte sejam raros. Eles são muito parecidos com alguns tipos de cachorro vira-latas do Brasil. Com cerca de 60 cm de altura, pesam cerca de 20 kg. E, como vivem em bandos, qualquer ataque deles fica potencialmente mais perigoso.


Por causa dos últimos ataques, as patrulhas que circulam nas áreas onde os dingos vivem foram intensificadas para tentar evitar novas ocorrências. Além disso, o Departamento de Meio Ambiente da Austrália está desenvolvendo novas ações para controlar a presença dos animais. Uma das controversas ações é encontrar e sacrificar o animal que atacou a criança. A lógica por trás dessa decisão é a de evitar que o dingo ensine os outros do grupo a atacar humanos.


Mas, o problema da relação dos humanos com os dingos é muito maior. Os pesquisadores da vida selvagem aqui na Austrália explicam que algumas pessoas tratam os animais como bichos de estimação, tentam fazer carinho e os alimentam. O problema é que, ao se depararem com pessoas que não fazem o mesmo, os animas se tornam agressivos e atacam. A alternativa, segundo o Departamento de Meio Ambiente, é educar as pessoas para que tratem os dingos como animais selvagens, além de ensiná-las a evitar os locais os animais se concentram.


Os pesquisadores explicam que os ataques de animais selvagens aumentam quando o ambiente onde eles vivem é modificado pelo homem ou quando eles ficam acostumados com a presença humana. É exatamente isso que ocorre com os dingos na Austrália. Mesmo que seja muito mais fácil encontrá-los isoladamente, não é incomum ver grupos de dez ou mais dingos explorando lixeiras em algumas regiões da Austrália.


O que é importante destacar é que a Austrália tem ainda uma flora e fauna únicos e a população fica muito atenta a qualquer medida de proteção. Com isso, o dingos devem ter ainda muita chance de sobrevivência. 


Logo A Tribuna
Newsletter