Com ajuda de santista, artesã confecciona mini bonecos de Jair Bolsonaro: 'Vende como água'

Chamado de 'Bolsonarinho', biscuits têm adesão de diversas regiões do país

Por: Paulo Santos  -  01/01/19  -  13:46
Mais de cinquenta bonecos em biscuit do novo presidente da República já foram vendidos
Mais de cinquenta bonecos em biscuit do novo presidente da República já foram vendidos   Foto: Bruno Gutierrez/ AT

Muitos já viram caricaturas do presidente Jair Bolsonaro de diversas formas: em desenho animado, estampado em camisetas... Mas, e em biscuit? É o que uma artesã faz em São José dos Campos, interior de São Paulo. Com a ajuda de um santista, Marlene Aires, de 65 anos, diz que o 'Bolsonarinho', como é chamado o boneco, "vende que nem água".


Tudo começou ainda no período eleitoral, quando Marlene decidiu presentear uma amiga que era apoiadora assídua de Jair Bolsonaro.


"Como ela era muito fanática pelo candidato, então decidi fazer um boneco em biscuit para saber se ela gostava". Por essa razão, ela afirma que decidiu confeccionar a peça já com a faixa presidencial.


O resultado foi positivo, segundo a artista. Rapidamente, muitas pessoas passaram a pedir o 'Bolsonarinho'. "Já recebi pedidos de estados como Minas Gerais e de alguns locais do Norte do país". Ao todo, segundo Marlene, já foram vendidos mais de 50 exemplares.


Óculos de mito


Uma das sacadas da artesã foi fazer o boneco com um óculos escuro, que virou meme ao longo do ano como símbolo do apelido de 'mito', atribuído ao candidato pela militância do presidente por conta de suas declarações polêmicas.


"Eu decidi colocar o óculos nele porque o vi em uma expedição para a campanha eleitoral no Norte do país. Na oportunidade, colocaram um óculos nele. Pensei que ficaria legal, então pus".


Questionada sobre a parcialidade do trabalho, e se faria um biscuit dos petistas Fernando Haddad e Luis Inácio Lula da Silva, Marlene foi direta. "Não recebemos nenhum pedido parecido. Mas, se houver interesse, farei".


Ajuda caiçara


Quem auxilia Marlene com a divulgação dos trabalhos artesanais é o santista Luiz Carlos Adão, de 58 anos. Ele colabora com a divulgação dos trabalhos nas redes sociais e ajuda a propagar o negócio da artesã.


Para ele, o boneco de Bolsonaro tem tudo para dar certo e ter cada vez mais adesão. "Muitas pessoas que torcem pelo sucesso do presidente eleito já nos procuraram. Acredito que é um sinal de que o 'Bolsonarinho' tem tudo para expandir mais ainda", explica Adão.


Ainda de acordo com ele, uma das assessoras do novo presidente da República recebeu um destes exemplares e prometeu entregar a ele. "Espero que ele tenha recebido. Seria uma honra para nós". Uma unidade do boneco custa de R$ 10 a R$ 15.


Logo A Tribuna
Newsletter