Coletor de lixo recupera livros e cria biblioteca em casa com mais de 200 exemplares

Decidido a mudar de vida, o homem optou pelos estudos quando saiu da prisão ainda jovem

Por: De A Tribuna On-line  -  26/12/19  -  13:20
Decidido a mudar de vida, o homem optou pelos estudos quando saiu da prisão ainda jovem
Decidido a mudar de vida, o homem optou pelos estudos quando saiu da prisão ainda jovem   Foto: Reprodução/TV TEM

Com mais de 200 exemplares em casa, um coletor de lixo de Sorocaba, no interior de São Paulo, montou uma biblioteca apenas com livros que foram jogados fora, após recuperá-los. Luciano Ferreira de Lima criou sua coleção após decidir dedicar-se aos estudos quando saiu da prisão.


Trabalhando na coleta de lixo na cidade, ele percebeu que muitas pessoas jogavam livros no lixo. “Eu pensava 'mas como que pode um livro descartado desse jeito?'. São livros excelentes, que eu sempre tive como muito importantes para a nossa educação e para o nosso país", explica.


Ele conta que alguns estavam sujos, outros precisando de reparos, mas ele limpava os livros e lia durante o trajeto no caminhão, e depois guardava em casa.


Por causa dos livros, Luciano começou a cursar uma faculdade de história e, hoje, sonha em ser professor.


Acervo conta com mais de 200 livros
Acervo conta com mais de 200 livros   Foto: Reprodução/TV TEM

Mudança de vida


Luciano conta que aos 11 anos largou os estudos e entrou para o mundo das drogas, onde começou a cometer roubos e furtos para conseguir dinheiro para sustentar o vício.


Com isso, acabou sendo preso, mas ainda dentro da prisão, ele decidiu que iria mudar de vida. Hoje em dia, Luciano dá palestras em escolas com o objetivo de mostrar aos jovens que tudo é possível com força de vontade e determinação.


*Com informações do G1.


Logo A Tribuna
Newsletter