China registra primeiro dia sem caso novo de Covid-19

País não reportou infecções nem mortes; na Europa e Ásia, governos relaxam medidas, mas há alguns reveses

Por: Da Redação  -  24/05/20  -  15:45
Trump diz estar investigando hipótese de que vírus vazou de instituto em Wuhan
Trump diz estar investigando hipótese de que vírus vazou de instituto em Wuhan   Foto: Ng Han Guan/Associated Press/Estadão Conteúdo

A China não reportou casos do novo coronavírus neste sábado (23). Também não foram registradas mortes pela covid-19. É a primeira vez desde janeiro que o país, primeiro epicentro da pandemia no mundo, fica sem anunciar novos casos.
Mas há infecções suspeitas, ainda que poucas – entre elas, um importado e outro de transmissão local, na província de Jilin. Os dados são da Comissão Nacional de Saúde da China. 


Na Coreia do Sul foram registrados 23 novos casos. A maior parte ocorreu em áreas densamente habitadas da capital Seul, onde as autoridades fecharam bares e clubes para tentar frear a transmissão. O total de casos no país chega a 11.165, com 266 mortes.


Já a Índia registrou 6.654 novos casos, elevando o total a 125.102. Foi o segundo dia seguido em que o país adicionou mais de 6 mil casos confirmados da doença aos números oficiais. 


O número de mortes chegou a 3.720. As taxas de infecção no país, que tem 1,3 bilhão de habitantes, subiram após o relaxamento do lockdown de dois meses.
Autoridades da Alemanha afirmam que sete pessoas podem ter sido infectadas em um restaurante no noroeste do país. 


Seria o primeiro caso do tipo desde que os estabelecimentos começaram a reabrir, há duas semanas, com regras mais rígidas.
Em Frankfurt, membros de congregação batista testaram positivo após celebração no dia 10 – pelo menos seis estão internados. 


França


Sábado (23), as celebrações religiosas voltam a ser permitidas na França. Os visitantes dos templos terão de usar máscaras, lavar as mãos e manter distância de um metro em relação a outras pessoas.
No Vaticano, os museus reabrem no dia 1º, exigindo uso de máscaras e checagem de temperatura. Em Jerusalém, a Igreja do Santo Sepulcro reabre hoje, a primeira vez em dois meses. Apenas 50 pessoas poderão entrar por vez.


Na Espanha, seguidores do partido de extrema-direita Vox protestaram contra medidas de distanciamento social. O governo já temreduzido a rigidez das medidas. 


Itália


A Itália registrou 119 novas mortes, abaixo das 130 do dia anterior. A contagem diária de infecções teve leve aumento e chegou a 659, em comparação com os 652 da sexta-feira. O país aos poucos reabre o comércio e pontos turísticos e religiosos, evitando aglomerações.


*com informações de Agências


Logo A Tribuna
Newsletter