Candidata a vacina chinesa tem efeito mais fraco em idoso

Imunizante em estudo terá fases de testes no Estado de São Paulo, com apoio do Instituto Butantã

Por: Por A Tribuna.com.br & Do Estadão Conteúdo &  -  08/09/20  -  11:00
Fiocruz afirmou que 100 milhões de doses contra a Covid-19 serão produzidas
Fiocruz afirmou que 100 milhões de doses contra a Covid-19 serão produzidas   Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A empresa chinesa Sinovac Biotech informou, nesta segunda-feira (7), que a vacina que desenvolve contra a Covid-19 no Brasil, com apoio do Instituto Butantã, apresentou respostas imunológicas mais fracas em idosos­ um dos públicos que especialistas defendem como de prioridade.


A candidata CoronaVac não causou efeitos colaterais graves e mais de 90% dos testados experimentaram alta significativa de anticorpos. Só que em idosos os níveis foram ligeiramente mais baixos.


O imunizante desenvolvido pelaSinovacLife Science é apontado como um dos mais promissores do mundo, poisutiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas.


O laboratório asiático já realizou testes em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra ocoronavírus.


A farmacêutica forneceu aoButantanas doses da vacina para a realização de testes clínicos de fase 3 em voluntários no Brasil, com o objetivo de demonstrar sua eficácia e segurança.


Já a farmacêutica alemã BioNTech informou que, ao lado da americana Pfizer, foi autorizada a testar também na Alemanha a sua candidata a vacina. Caso o teste clínico seja bem-sucedido, a expectativa é de que agências possam dar o aval regulatório até outubro.


Assim, Pfizer e BioNTech preveem a possibilidade de administrar até 100 milhões de doses até o fim deste ano ­ e 1,3 bilhão até o fim de 2021.


* Com informações de agências internacionais


Logo A Tribuna
Newsletter