Brumadinho registra aumento em casos de suicídio após rompimento de barragem

Prescrição de remédios também cresceu. Caso mostra quadro de deterioração da saúde mental da população do município

Por: De A Tribuna On-line  -  09/09/19  -  16:25
Atualizado em 09/09/19 - 16:29
Vale disse que fazia inspeções constantes - a última em 22 de janeiro, três dias antes do colapso
Vale disse que fazia inspeções constantes - a última em 22 de janeiro, três dias antes do colapso   Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Sete meses após a ruptura da barragem da empresa Vale, a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, registra um aumento de suicídios e tentativas no município, principalmente entre mulheres. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Segundo a publicação, os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde e refletem o quadro de deterioração na saúde mental da população, comprovada por alta expressiva nas prescrições de antidepressivos e medicamentos para controle de ansiedade e tensão.


No primeiro semestre de 2019 foram registradas 39 tentativas de suicídio na cidade (11 entre homens e 28 entre mulheres), uma alta de 23%. Em relação aos suicídios, o número passou de um, em 2018, para 3 este ano.


Ainda de acordo com o jornal, os dados da prefeitura mostram que o uso de antidepressivos por pacientes da rede pública de saúde foi, em agosto, 60% maior que no mesmo período do ano passado. Em relação aos ansiolíticos, o crescimento atingiu 80%, no período.


A matéria ainda atenta para o uso de remédios específicos, como risperidona, utilizado no tratamento de psicoses. Conforme os dados da Secretaria de Saúde de Brumadinho, o aumento foi de 143%. A droga age contra transtornos relacionados a pensamento, emoções, ansiedade, distúrbios de percepção e desconfiança.


*com informações do jornal O Estado de S. Paulo


Logo A Tribuna
Newsletter