Brasil bloqueia fronteira com Paraguai no Mato Grosso do Sul após fuga de 76 membros do PCC

Governo pediu lista de fugitivos às autoridades paraguaias. Grupo estava preso em Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã (MS)

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/01/20  -  13:38
Roupas são vistas na entrada de um túnel na prisão de Pedro Juan Caballero, no Paraguai
Roupas são vistas na entrada de um túnel na prisão de Pedro Juan Caballero, no Paraguai   Foto: HO/AFP

A fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no trecho que corresponde ao Mato Grosso do Sul, foi bloqueada neste domingo (19). A determinação foi do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que informou que a fronteira havia sido fechada, mas depois corrigiu a informação. O bloqueio acontece devido à fuga de 76 integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).


Os fugitivos estavam na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. A cidade fica na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Entre os fugitivos, há cidadãos dos dois países.


A ação, determinada pelo ministro Sergio Moro, reforça o policiamento com helicópteros e barreiras. "Isso é chamado pela polícia de bloqueio, mas a fronteira não está fechada no MS. Brasileiros e paraguaios continuam podendo ir e vir", informou a assessoria.


De acordo com o ministério, ainda não é possível dizer se a fronteira também será bloqueada no Paraná. Isso só acontecerá se houver um pedido do governador do estado. Até as 19h deste domingo (19), nenhum dos países havia divulgado informações sobre a recaptura dos fugitivos.


Uma lista de foragidos brasileiros e paraguaios foi divulgada pelo Ministério da Justiça. Entre eles, estão o brasileiro Timóteo Ferreira, apontado como líder da facção dentro do presídio, e seis supostos integrantes do grupo de matadores de aluguel ligados ao tráfico "Minotauro". Eles atuam na fronteira e na semana passada buscavam deixar a prisão com uma ordem judicial.


*Com informações do G1.


Logo A Tribuna
Newsletter