Bolsonaro diz que não recomenda a hidroxicloroquina para tratar a Covid-19

Presidente costumava fazer campanha a favor do uso do medicamento no tratamento da doença

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/07/20  -  19:12
Bolsonaro discursou durante cerimônia na cidade de Ipanguaçu (RN)
Bolsonaro discursou durante cerimônia na cidade de Ipanguaçu (RN)   Foto: Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo

Após fazer campanha a favor do uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19, Jair Bolsonaro voltou atrás e disse que não recomendava a utilização do medicamento no tratamento da doença.


"Não recomendo nada. Recomendo que você procure seu médico", falou o presidente, que testou positivo para o novo coronavírus pela segunda vez, durante live feita no Facebook nesta quarta-feira (15). 


"Estou medicado desde o ínicio com hidroxicloroquina. Tenho recomendação médica para isso. Estou me sentindo bem desde o dia seguinte. Não tive nenhum sintoma forte, uma febre pequena na segunda-feira retrasada, de 38 graus, um pouco de cansaço e dores musculares", complementou.


O presidente ainda assumiu que a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus não é comprovada: "Coincidencia ou não, sabemos que o tratamento não tem nenhuma comprovação científica. Mas deu certo comigo".


Na terça-feira (14), o Tribunal de Contas da União (TCU) obrigou Bolsonaro a deixar de "propagandear o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no trato da Covid-19".


"Não estou fazendo nenhuma campanha, o custo é baratíssimo. Deve ser até por isso que existem algumas pessoas contra. Outras, pelo que parece, é uma questão ideológica", disse ainda o chefe do Executivo.


Logo A Tribuna
Newsletter