Bebê morre queimada no banho em hospital do Rio de Janeiro

Uma enfermeira da unidade, suspeita de ser a responsável pelas queimaduras, deve responder por homicídio culposo qualificado

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/08/20  -  21:53
Atualizado em 28/08/20 - 22:05
Bebê de seis meses não resistiu as queimaduras
Bebê de seis meses não resistiu as queimaduras   Foto: Reprodução/Facebook

Uma bebê de 6 meses morreu nesta sexta-feira (28) após ser queimada em um banho de 50°C no Hospital Getúlio Vargas Filho, em Niterói. Ela havia sido internada no hospital por conta de um quadro de pneumonia, consequência de uma meningite que acarretou uma microcefalia.


Segundo a polícia, uma enfermeira da unidade, suspeita de ser a responsável pelas queimaduras, deve responder por homicídio culposo qualificado.


Passados oito dias do incidente, o estado de saúde da menina se agravou. Ela chegou a ser submetida à hemodiálise, ainda na manhã desta sexta-feira, mas teve falência múltipla dos órgãos, conta o advogado da família, Pedro Rocha.


Segundo o delegado responsável pelo caso, Luiz Jorge Rodrigues, da 78ª DP (Fonseca), as queimaduras atingiram 38% do corpo da bebê, incluindo as pernas, virilha, genitália, nádegas e parte da barriga da criança.


De acordo com Rocha, a mãe de Juliana, Luara dos Santos, vinha acompanhando sozinha a situação da filha no hospital, pois seu marido, o cuidador de idosos Jefferson dos Santos, estava no trabalho. No dia 18, após voltar para casa para tomar um banho e trocar de roupa, Luara atendeu à ligação de uma outra paciente do hospital, que informou que algo tinha acontecido com a menina. Ela correu para o hospital e encontrou a filha já enfaixada.


Os médicos logo disseram à Luara que a menina tinha se queimado durante um banho. Uma perícia parcial realizada pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) no dia seguinte chegou a apontar para a hipótese de as queimaduras terem sido causadas por uma manta quente, procedimento médico usado para tratar algumas enfermidades. No entanto, um segundo exame pericial, realizado sob acompanhamento do Instituto Médico Legal (IML) no dia 20, confirmou que a menina tinha sido queimada num banho.


A reportagem do Extra afirma que entrou em contato com a assessoria do hospital, mas não obteve resposta.


*Com informações do Extra


Logo A Tribuna
Newsletter